Os integrantes do Comitê Revisor de Preços de Obras, criado pelo Governo do Paraná para que sejam definidos os preços justos das obras públicas, se reuniram na tarde desta terça-feira (8) na sede da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Na reunião foram apreciados os resultados preliminares de uma avaliação de preços das obras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). “A maioria dos preços analisados estão a favor do Governo”, disse o professor Mauro Lacerda, diretor do Setor de Tecnologia Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Durante o encontro, o presidente do Comitê, secretário especial de Corregedoria e Ouvidoria, Luiz Carlos Delazari, apresentou dados sobre os custos de obras como drenagem, pavimentação e finalização de estradas. “A instalação de um comitê revisor de preços de obras públicas é inédito no Brasil e representa a busca da transparência total deste governo”, afirmou Delazari.
Segundo Lacerda, já foram analisados 57% dos 574 dados da composição de preços de obras do DER. Até agora se verificou que os preços cobrados pelo Estado para a construção de estradas são compatíveis com aqueles praticados por empresas que atuam no ramo. “Até a próxima reunião do Comitê, que deverá ser realizada daqui a 30 dias, deveremos apresentar mais resultados, que deverão compreender um total de 80% dos preços do DER”, disse Lacerda.
Até o momento já foram analisados 2.381 preços e já existem resultados concretos. “Nós fizemos a análise comparativa de preços das obras realizadas pelo Governo do Estado e os preços de tabelas acadêmicas utilizadas pela Universidade Federal do Paraná. Isto foi feito para todas as obras públicas, agora estamos concentrados no DER”, explicou Lacerda.
Fazem parte do Comitê os secretários de Corregedoria e Ouvidoria e de Obras Públicas, além de representantes da Companhia Paranaense de Energia (Copel), da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Também integram o grupo membros do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon), do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sintracon), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná (Crea-PR) e do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral no Estado do Paraná (Sicepot-PR).