O Comitê Revisor de Preços de Obras Públicas no Paraná já analisou 2.700 preços de vários tipos de obras executadas pelo Estado em áreas diferentes, como asfalto em estradas ou construção de escolas, para criar um padrão de custos na compra de materiais de construção e contratação de serviços utilizados em obras públicas no Paraná.
Segundo o vice-presidente para a área de Obras Públicas do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), Luiz Carlos Tomaschitz, a decisão tomada pelo Comitê reflete a transparência que o governo do Paraná tem buscado em suas ações. “No trabalho realizado pelo grupo têm sido consideradas para a formação do preço da obra todas as condições existentes no mercado”, afirmou.
A iniciativa visa criar uma referência geral de preços. Na reunião desta terça-feira (07), na sede da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), em Curitiba, o Comitê decidiu colocar em pauta a análise de custos das obras das Bibliotecas Cidadãs. Até setembro, o governo vai abrir licitação para construção de mais 35 bibliotecas em todo o Paraná.
Os custos de construção de Bibliotecas Cidadãs, projeto do governo do Paraná, serão analisados pelo Comitê Revisor de Preços de Obras, formado por representantes de diversos órgãos estaduais e de entidades da sociedade civil para a definição do preço justo a ser cobrado por obras públicas estaduais.
De acordo com o corregedor e ouvidor do Estado, Luiz Carlos Delazari, que preside o Comitê, este será um passo importante nas atividades do grupo. “Será uma atividade prática com resultados que serão conhecidos em breve, já que a análise dos serviços de construção das bibliotecas será feita num prazo de 30 dias”, afirmou. Esses trabalhos serão realizados por um grupo de professores e alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), comandado pelo diretor do Setor de Tecnologia, Mauro Lacerda.
O secretário de Estado de Obras Públicas, Júlio Araújo, explicou que a idéia é que seja elaborada uma planilha orçamentária dos projetos das bibliotecas, que seja baseada nas análises de custos feitas pelo Comitê Revisor. “A nossa meta é de que o processo de licitação, que será feito nos próximos meses para a construção de mais 35 bibliotecas em todo o Estado, já esteja de acordo com os preços avaliados pelo Comitê”, destacou.
Projeto – As Bibliotecas Cidadãs fazem parte de um projeto da Secretaria de Estado da Cultura (Seec). As unidades são construídas em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O acervo inicial de cada um dos espaços é de 2 mil livros. Neste ano, o governo do Paraná iniciará a construção de mais 35 bibliotecas, enquanto outras 22 já estão em fase de conclusão.
BOX
Comitê é formado por representantes do governo e da sociedade civil
O Comitê Revisor de Preços de Obras foi criado pela administração estadual a partir da formalização de um convênio de cooperação técnica entre a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Até agora, já foram analisados mais de 2,7 mil preços da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e 40% dos dados das composições de ações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Fazem parte do Comitê os secretários de Corregedoria e Ouvidoria, e de Obras Públicas, e representantes da Companhia Paranaense de Energia (Copel), da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e DER.
O Comitê também reúne representantes da sociedade civil, como do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon); do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sintracon); do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná (Crea-PR), do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação, Obras e Terraplanagem em Geral, e do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral no Estado do Paraná (Sicepot-PR).