Comitê Executivo da Copa e Ferroeste discutem segunda linha na Serra do Mar

04/02/2010 - 15:40
O vice-prefeito e representante de Paranaguá no Comitê Executivo da Copa do Mundo, Fabiano Vicente Elias, reuniu-se na tarde desta quinta-feira (4) com o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, e o diretor administrativo-financeiro, Paulo Marques, na sede da empresa, em Curitiba, para trazer seu apoio incondicional à iniciativa da segunda linha férrea ligando Paranaguá a Curitiba e ao interior do Estado. Durante o encontro, foram iniciadas negociações para criar uma agenda de discussão sobre os projetos comuns que envolvem o Governo do Paraná, Ferroeste, prefeituras, câmaras municipais e demais atores da sociedade organizada regional, através de um encontro a ser organizado em breve no litoral do Estado. Avaliando a reunião com Fabiano Elias, o presidente da Ferroeste disse que o vice-prefeito trouxe notícias sobre importantes transformações recentes em Paranaguá: o tombamento do centro histórico, o reconhecimento da cultura popular parnanguara como patrimônio cultural do povo brasileiro e obras de melhoria do Porto de Paranaguá. Segundo Gomes, a estas mudanças importantes se somará a segunda linha férrea na Serra do Mar, em bitola larga e métrica, ou seja, com três trilhos, que a Ferroeste, com a participação do Exército Brasileiro, projeta iniciar em 2011 e concluir em 2013, antes da Copa do Mundo de 2014. Com a nova linha, informa o presidente, Paranaguá ficará distante 45 minutos de Curitiba, em trens de passageiros rápidos, modernos e seguros, com o padrão das melhores ferrovias do mundo no século 21. “Com a nova ferrovia na Serra, Paranaguá será quase como parte da Grande Curitiba, com o aumento e melhoria da mobilidade entre as duas cidades favorecendo mutuamente suas populações, sua indústria turística e cultural. A rigor, todo o litoral paranaense será beneficiado”. Para o vice-prefeito, a segunda linha projetada pela Ferroeste é muito importante porque vai integrar o maior porto do Sul do Brasil com uma das maiores regiões de produção agrícola do mundo, representada pelo Paraná, Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina. “Esse celeiro de produtores estará ligado com um grande porto exportador e a um pólo logístico sem precedentes”, disse Elias. Segundo o vice-prefeito, Paranaguá se transformará em um grande polo turístico com a implantação da segunda linha de trem, com a instalação do aeroporto internacional de cargas e de passageiros, cujo processo já está em andamento, no governo federal, e com a construção de um terminal marítimo de passageiros. “Temos certeza de que será possível dar um salto de logística inigualável na infraestrutura do Estado do Paraná e do Brasil”, concluiu.