Comitê Estadual de Mobilização acerta detalhes para Dia D de Combate à Dengue

Mobilização ocorrerá simultaneamente em todas as regiões do Estado; Defesa Civil, Sesc, Secretaria da Educação e prefeituras participam das atividades
Publicação
16/11/2010 - 18:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior, se reuniu nesta terça-feira (16) com representantes do Comitê Estadual de Mobilização para o Controle da Dengue para acertar detalhes da programação do dia D de combate a doença no Paraná, marcado para o próximo sábado (20). A mobilização ocorrerá simultaneamente em todas as regiões do Estado. Defesa Civil, Serviço Social do Comércio (Sesc), Secretaria da Educação e prefeituras participam das atividades.
O secretário afirmou que não existe combate à dengue sem a colaboração da comunidade. “O controle da dengue exige mudança de comportamento. O mosquito transmissor da dengue é essencialmente urbano e cerca de 90% dos criadouros estão dentro das residências e no lixo acumulado no quintal. Por isso, é preciso que a população se envolva neste combate”, disse.
Em março, as secretarias da Educação e da Saúde promoveram a Volta às aulas sem dengue, atividade que mobilizou 1,4 milhão de alunos da rede estadual de ensino. “Crianças e adolescentes são bons multiplicadores de informação dentro de suas casas, podendo chamar atenção dos vizinhos e amigos quanto à prevenção e o combate da doença”, enfatizou Moreira.
O representante da Secretaria de Educação, Otoniel da Silva afirmou que a comunidade escolar deverá ser mobilizada novamente até o final do ano letivo. “O material de mobilização e o conteúdo que será trabalhado em sala de aula já estão prontos”, disse.
A representante do Sesc, Giselda Scheffer, informou que a instituição fará mobilizações com o público interno em todas as suas unidades de serviços do Estado. “Também faremos um trabalho específico com as crianças da educação infantil e com as turmas de educação de jovens e adultos”, falou.
A Defesa Civil também vai mobilizar as regionais para trabalharem junto com os municípios nos mutirões. “Vamos retomar esta atividade já no dia 20”, afirmou o major Osni Bortolini, da coordenadoria da Defesa Civil.
O Paraná tem 56 mil casos suspeitos de dengue — dos quais 31.835 foram confirmados. Novos números da doença no Estado serão divulgados no próximo dia 20.

GALERIA DE IMAGENS