Comissão da Assembléia Legislativa gaúcha apóia a criação da Ferrosul

Presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, fez a apresentação inicial sobre a criação da Ferrosul, tema do Fórum de Infraestrutura e Logística da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, realizado nesta quinta-feira (22), em Porto Alegre
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22/04/2010 - 17:40
Editoria
O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, fez a apresentação inicial sobre a criação da Ferrosul, tema do Fórum de Infraestrutura e Logística da Assembléia Legislativa (AL) do Rio Grande do Sul, realizado nesta quinta-feira (22), em Porto Alegre. O Fórum é uma iniciativa da Comissão de Serviços Públicos da AL, presidida pelo deputado Fabiano Pereira, deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicatos de ferroviários.
“A questão ferroviária está acima das disputas partidárias”, salientou o presidente da Ferroeste, “e a criação da Ferrosul, tendo como embrião a própria Ferroeste, é o resultado da unidade política, econômica e social das regiões contempladas pelo projeto, o que formou um irresistível movimento em torno da idéia”. A Ferrosul, como empresa de propriedade dos quatro estados do Codesul, vai ligar, a partir da atual base da Ferroeste, os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Santa Catarina com o restante do País e com parte da América do Sul, por ferrovias.
PARCERIA ESTRATÉGICA - Para o senador gaúcho Paulo Paim, que se encontra em Porto Alegre, onde se reuniu com o presidente da Ferroeste e o deputado Fabiano Pereira, depois do Fórum de Infraestrutura, a criação da Ferrosul representa “uma parceria estratégica que interessa a todos nós. Estamos no caminho certo. Fiquei conhecendo na íntegra o projeto da Ferrosul e ele é impressionante. O estado do Paraná está de parabéns”.
O senador acrescentou que acredita no sistema ferroviário como solução logística para o Brasil e considera que o país cometeu “um grande erro no passado” ao deixar as estradas de ferro em segundo plano. “Já me comprometi em fazer um pronunciamento na tribuna do Senado sobre a importância da retomada das ferrovias e fazer mais forte essa parceria da Ferrosul para o bem de todo o povo brasileiro”.
Já o deputado Fabiano Pereira, que organizou o encontro, ressaltou que “a ferrovia na região é muito importante, já é a terceira vez que o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, participa do fórum, para debatermos a idéia de criar a Ferrosul”. Segundo o parlamentar, a discussão em torno da Ferrosul visa a “retomada de um espaço público”, acrescentando: “estamos apostando e batalhando para que a nova empresa possa sair e considero que temos todas as chances de ajudar a construí-la”.
O deputado gaúcho ressaltou ainda a presença de uma missão de vereadores uruguaios, que veio a Porto Alegre especialmente para participar do debate. “O Uruguai não tem ligação ferroviária alguma com o Brasil”, explicou Fabiano Pereira, e uma das idéias apresentadas no fórum é justamente a ligação do Porto de Rio Grande a Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. “Essa integração coletiva do Mercosul possibilitará que grãos, ovinos, bovinos, madeira, biodiesel, fruticultura, automóveis sejam transportados por via férrea, aliviando o fluxo de veículos nas rodovias”, ressaltou o deputado Fabiano Pereira.
O prefeito de Bagé, Luís Eduardo Colombo, ressaltou a importância da retomada do controle público nas ferrovias, ressaltando que “a região da Campanha carece, há muito, de infraestrutura logística que dialogue com a nossa matriz econômica”. Também estiveram presente acompanhando os debates do Fórum sobre a Ferrosul, o prefeito de Santana do Livramento, Wainer Machado, e o vereador Sérgio Moreira, uma das principais lideranças na defesa da ferrovia para a região.
Também participaram da reunião os deputados João Fischer, Jerônimo Göergen, Marco Alba, Carlos Gomes, Adroaldo Loureiro, além de prefeitos, presidentes de legislativos municipais, vereadores, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), o Sindicato dos Ferroviários do RS, a Força Sindical, Sociedade de Engenharia do RS, Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Associação dos Agricultores de Dom Pedrito, Sindicato Rural de Dom Pedrito, Grupo Gente da Comunidade, Associação dos Ferroviários Aposentados do RS, e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
FERROSUL - Um dos passos para viabilizar a criação da Ferrosul é aprovar o projeto nas Assembléias Legislativas dos estados envolvidos, a exemplo do que aconteceu no Paraná. A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou em primeira discussão por unanimidade, dia 19, o projeto de lei nº 127/10 que autoriza o governo do Paraná a criar a Ferrovia da Integração do Sul S/A (Ferrosul) a partir da Ferroeste. A proposta, do Poder Executivo, recebeu pareceres favoráveis das Comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento. O projeto do governo do Rio Grande do Sul para a criação da Ferrosul, segundo informação do deputado estadual Jerônimo Göergen, vai ser apresentado e começar a tramitar na Assembléia Legislativa gaúcha a partir da semana que vem.
A decisão de criar a Ferrosul foi tomada pelos governadores em reunião do Codesul realizada em 18 de novembro de 2009, em Campo Grande (MS). A empresa que será gerida pelos quatro estados abrangidos pelo Codesul (PR, SC, RS e MS) está sendo criada para planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos. A Ferrosul terá como base física a linha existente da Ferroeste, estatal paranaense, e os novos trechos que a mesma construirá ligando os demais estados do Codesul.
“Do ponto de vista jurídico, a nova empresa será resultado da incorporação do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul como sócios do Paraná na Ferroeste, que mudará os seus estatutos, passando a denominar-se Ferrovia da Integração do Sul S/A – Ferrosul”, explica o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes. Em seguid – prossegue – um acordo de acionistas assegurará a gestão compartilhada da Ferrosul pelos quatro estados, como preconizado na Resolução Codesul nº. 1.042, aprovada em Campo Grande, em 18 de novembro de 2009.

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