Comerciantes da Praça Generoso Marques estenderam uma faixa em agradecimento ao trabalho que as polícias Civil e Militar vêm realizando na região. Há dois meses têm sido retirados traficantes de drogas da região e, com eles, muitos dos problemas enfrentados pelos comerciantes foram diminuídos. O trabalho da Polícia gerou elogios também da Associação Comercial do Paraná (ACP) que considera evidente a melhora na questão da segurança na Generoso Marques
Com o tráfico, aumentava a prostituição e o número de furtos e roubos na região. “As famílias evitavam passar por aqui”, explica o comerciante José Luís Amaral, do Armazém das Artes, cuja família há mais de trinta anos trabalha na região. Com o medo, o comércio passou a sofrer duplamente com a falta de freqüentadores e a ´companhia´ da marginalidade. “A Polícia volta e meia aparecia e levava uma parte do pessoal, mas eles acabam voltando”, diz Vitor Kwam, gerente da Safinha Armarinhos.
“Mas um dia a polícia veio em peso. Várias viaturas, três dias seguidos. Levaram todo pessoal que não voltou mais”, conta Kang, proprietário da Marie Boutique, que há mais de dez anos trabalha no local. Kang foi um dos mentores da faixa de agradecimento ao trabalho da Polícia Civil e da Polícia Militar colocada na praça. A faixa, que comemora a limpeza na Generoso Marques, destaca o trabalho dos agentes das duas corporações. “É uma forma sincera de agradecimento”, diz.
Ação – O trabalho contra a criminalidade na praça partiu da Divisão de Narcóticos (Dinarc) com ação operacional executada pela Delegacia de Antitóxicos (Datox). A maioria das prisões aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de novembro, mas as investigações prosseguiram depois disso.
A atuação da Datox baseou-se na inteligência policial, utilizando inclusive filmagens para facilitar o processo de identificação de suspeitos. “Todo esse pessoal continua preso porque trabalhamos com calma, de forma a reunir todas as provas para serem apresentadas ao judiciário”, afirma o delegado Alfredo Dib Júnior, da Datox.
Após o trabalho da Antitóxicos, a presença constante da Polícia Militar inibiu a aparição de novos marginais. Para o delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto, outras ações como essa vão acontecer. “O combate ao tráfico de drogas é uma das nossas prioridades e a população pode ficar tranqüila que o trabalho está sendo feto diariamente”, afirma. “A população pode ter certeza de que assim como ‘limpamos’ a Generoso Marques vamos limpar outras áreas”, garante o delegado Dib.
Comerciantes comemoram segurança da Praça Generoso Marques
Polícia prendeu mais de vinte traficantes naquela praça e devolveu a tranqüilidade a comerciantes e transeuntes
Publicação
23/01/2004 - 00:00
23/01/2004 - 00:00
Editoria