A programação para marcar a passagem do Dia do Rio, data comemorada sempre em 24 de novembro, teve início neste domingo (22), com a realização da Caminhada Internacional da Natureza. O evento aconteceu em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, e reuniu cerca de 300 pessoas, que fizeram um percurso de 10 quilômetros no entorno das represas da Sanepar Piraquara I e Piraquara II, para alertar sobre a necessidade de medidas de proteção aos mananciais.
“O objetivo dessa ação e de outras é aproveitar a data e sensibilizar a população sobre a fragilidade dos rios e a importância de se adotar uma cultura conservacionista em defesa da preservação da própria vida no planeta”, explica Maria Arlete Rosa, diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar.
MOSTRA - Já a abertura oficial da agenda unificada das atividades do Governo Estadual para a Semana do Rio acontece nesta segunda-feira (23), em Pinhais com a inauguração, às 16 horas, da “Mostra de Boas Práticas”.
A exposição, organizada nas dependências do Parque Newton Freire Maia (PNFM), na Estrada da Graciosa – Km-20, vai até o dia 27 em paralelo ao evento “Fera Com Ciência\\\", da Secretaria Estadual de Educação, e proporcionará aos visitantes atividades educativas sobre conservação ambiental, além das apresentações de trabalhos dos estudantes da rede estadual de ensino.
OUTRAS ATIVIDADES - Entre os dias 22 e 29, o Dia do Rio será lembrado com mais de 100 ações em todas as regiões do Paraná dentro da agenda unificada do Governo Estadual, coordenada pela Sanepar e com atuação conjunta das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Educação, IAP, Suderhsa, Instituto de Terras Cartografia e Geociências (ITCG), Ibama, Copel e prefeituras.
Os destaques dessa programação são o plantio de 13.500 mudas de espécies nativas em 23 bacias hidrográficas paranaenses, distribuídas em 50 municípios, e uma série de debates organizados com diferentes segmentos da sociedade para discutir ações que possam garantir mananciais limpos e com água de boa qualidade para o futuro.
“Será mais uma oportunidade de conscientizar as pessoas sobre os impactos das atividades humanas sobre a natureza e a urgência de conciliar desenvolvimento e preservação”, ressalta Maria Arlete.
O Dia do Rio, junto com as demais datas comemorativas relativas ao meio ambiente, foi instituído para chamar a atenção das pessoas para o problema da escassez da água, bem como para a necessidade de proteção dos recursos naturais.
RECOMPOSIÇÃO - Um dos focos da comemoração é incentivar a recomposição e preservação das matas ciliares de todos os rios do Paraná, já que elas estão associadas diretamente à qualidade da água ao evitarem o assoreamento e serem uma barreira natural contra os despejos de agrotóxicos e outros dejetos nos mananciais.
Pela legislação, dependendo da largura de um rio, a área da mata ciliar deve ser constituída entre 30 a 50 metros de largura em ambas margens, enquanto em áreas de represas essa vegetação deve possuir aproximadamente 100 metros além da margem.
Comemorações do Dia do Rio têm início com Caminhada da Natureza
Evento neste domingo (22) abriu agenda coordenada pela Sanepar com centenas de ações no Paraná
Publicação
22/11/2009 - 13:30
22/11/2009 - 13:30
Editoria