As últimas seis modalidades (ginástica rítmica, goalball, judô, natação, tênis de mesa e xadrez) da programação da fase final dos 55.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop's), em Curitiba, serão iniciadas nesta quarta-feira (16). A competição teve início no sábado com três modalidades (basquetebol, futebol e handebol), foi ampliada em mais duas no domingo (atletismo e voleibol de praia) e em outras duas (futsal e vôlei) nesta terça-feira (15/7).
Com o futsal e vôlei, nesta terça-feira, já houve também as sessões técnicas das cinco modalidades individuais (ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e xadrez) que serão iniciadas nesta quarta-feira. O goalball, um jogo para deficientes visuais, pela primeira vez nos Jogos Colegiais, será disputado num único dia, apenas nesta quarta-feira, tendo em vista que só duas escolas se inscreveram, a Primeiro de Maio, de Campo Largo, e a ILITC, de Londrina, no feminino e masculino.
O goalball surgiu após a II Guerra Mundial, para soldados que ficaram cegos em combate. Foi o primeiro desporto criado especificamente para deficientes visuais. O jogo é disputado por duas equipes de três jogadores cada, em quadras poliesportivas, mas com balizas específicas, com a largura da quadra (9 metros) por 1,30 metro de altura. A bola tem um guizo em seu interior.
Vôlei de praia
Assim como o goalball, o voleibol de praia também entra pela primeira vez nos Jogos Colegiais e começa com uma grande aceitação por duplas de todos os núcleos regionais de Educação. Na Classe A, para alunos de 15 a 17 anos, estão participando 44 duplas no feminino e 49 no masculino. Na Classe B (de 12 a 14 anos), são 29 duplas no feminino e 24 no masculino, e ainda mais 7 duplas mistas. Ao todo são 324 atletas inscritos. Até o final serão disputados aproximadamente 155 jogos.
"Por ser a primeira vez que está sendo disputado, o voleibol de praia nos surpreendeu pelo número de inscritos e, pelas informações que tivemos, em nenhum outro lugar no Brasil tem tanta participação nesta modalidade em uma única competição como temos nos Jogos Colegiais", observa Detlev Surkamp, diretor de Esportes da Paraná Esporte.
Para Clésio Prado, um dos coordenadores da modalidade, a iniciativa do Governo do Paraná, através da Paraná Esporte, está servindo de exemplo para outros estados. "O Brasil é excelência neste esporte e agora plantamos uma semente no Paraná. Somos pioneiros em se tratando de disputas em idades colegiais", constata Prado.
Segundo Prado, ainda, a iniciativa do Paraná vai além dos Jogos Colegiais: "Temos a intenção de criar uma escolinha de vôlei de praia neste complexo montado, assim como criar um padrão de arena, ou melhor, tornar a estrutura como uma marca do Governo e da Paraná Esporte."
Semifinais
Os jogos do voleibol de praia estão sendo realizados em três quadras anexas ao Ginásio Professor Almir de Almeida, no Tarumã, e vão até quinta-feira (17/07), quando as quatro melhores duplas de cada categoria disputam o título.
Nesta quarta-feira, a partir das 8h30, 16 duplas nas classes A e B, no masculino e feminino, e mais 4 mistas, disputam a chance de chegar à decisão.
No masculino, a dupla maringaense do Colégio Platão, considerada favorita, acabou eliminada, e a corrida pelo título reúne duplas de Medianeira, Curitiba e Campo Mourão.
Começam disputas das últimas modalidades dos Jogos Colegiais
Ginástica rítmica, goalball, judô, natação, tênis de mesa e xadrez fazem parte da programação da fase final dos 55.º Jocop's, em Curitiba, e que será iniciada nesta quarta-feira (16)
Publicação
15/07/2008 - 17:20
15/07/2008 - 17:20
Editoria