Começa recadastramento dos servidores nascidos em junho

01/06/2009 - 14:51
Tem início nesta segunda-feira (1º) o período de recadastramento para os servidores estaduais, da ativa, nascidos em junho. Também começa o recadastramento para os aposentados moradores da região metropolitana de Curitiba, aniversariantes de junho, e para os funcionários aposentados, independentemente do mês de nascimento, das regiões de Apucarana, Paranavaí, Cornélio Procópio e Jacarezinho. O recadastramento é obrigatório a todos os servidores estaduais (exceto aos nomeados a partir de 2008, aos temporários e aos cargos em comissão sem vínculo) e faz parte do Programa de Atualização Cadastral Permanente de Recursos Humanos (PAC-RH), da Secretaria da Administração, da Paraná Previdência e da Celepar. O objetivo é criar um banco de dados amplo, com informações que possam ser atualizadas constantemente e que subsidiem o gestor público na tomada de decisões relacionadas à área de RH do Estado. PRAZOS – Para os servidores da ativa aniversariantes em junho o prazo para se recadastrar termina no dia 30 deste mês. Já os aposentados têm período maior para providenciar a atualização de seus dados cadastrais. Tanto para os nascidos em junho, da região de Curitiba, como para todos os aposentados que moram nas regiões de Apucarana, Paranavaí e Jacarezinho, o prazo se estende até 29 de agosto. O recadastramento dos ativos é feito apenas pela internet (www.portaldoservidor.pr.gov.br). No entanto, aqueles que precisarem entregar algum documento solicitado pelo sistema – no caso de o servidor alterar um dado ou incluir um novo - devem comparecer pessoalmente à unidade de recursos humanos da secretaria onde trabalha. Para os nascidos em junho, o prazo para essa entrega, quando necessária, termina em 28 de julho. ATENDIMENTO - No caso dos aposentados, o recadastramento inclui, para todos, uma etapa presencial. Depois de preenchido o formulário pela internet (www.paranaprevidencia.pr.gov.br), o servidor deve comparecer a um ponto de atendimento para confirmar a atualização. A sede da Paraná Previdência, em Curitiba; os núcleos regionais da Educação e as agências da Caixa Econômica Federal em todo o estado são os pontos de atendimento para os aposentados. Os estandes da Paraná Previdência no Paraná em Ação, feira de serviços públicos intinerante promovida pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, também estão prestando atendimento. Em caso de impossibilidade de locomoção, o servidor aposentado pode agendar visita de um assistente social da Paraná Previdência, pelo telefone (41) 3304-3737. Por esse telefone, os servidores aposentados podem também tirar dúvidas. BOX 1 >>>>>>Confira os calendários do PAC-RH SERVIDORES DA ATIVA No mês de seu aniversário (entre o primeiro e o último dia do mês) SERVIDORES APOSENTADOS 1) Para os que moram na capital e região metropolitana de Curitiba - Nascidos em Janeiro e Julho. Prazo: 19/01 a 17/04/2009; entrega de documentos até 30/04/2009. - Nascidos em Fevereiro e Agosto. Prazo: 02/02 a 30/04/2009; entrega dos documentos até 15/05/2009. - Nascidos em Março e Setembro. Prazo: 16/03 a 15/06/2009; entrega dos documentos até 30/06/2009. - Nascidos em Abril e Outubro. Prazo: 01/04 a 30/06/2009; entrega dos documentos até 15/07/2009. - Nascidos em Maio e Novembro. Prazo: 02/05 a 31/07/2009; entrega dos documentos até 14/08/2009. - Nascidos em Junho e Dezembro. Prazo: 01/06 a 29/08/2009; entrega dos documentos até 15/09/2009. 2) Para os que moram em outras localidades (independentemente do mês de aniversário): - Regiões de Paranaguá, Lapa, Ponta Grossa. Prazo: 19/01 a 17/04/2009; entrega dos documentos até 30/04/2009. - Regiões de Jaguariaíva, Wenceslau Braz, União da Vitória, Guarapuava e de fora do Estado. Prazo: 02/02 a 30/04/2009; entrega dos documentos até 15/05/2009. - Regiões de Pato Branco, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Umuarama. Prazo: 16/03 a 15/06/2009; entrega dos documentos até 30/06/2009. - Região de Londrina. Prazo: 01/04 a 30/06/2009; entrega dos documentos até 15/07/2009. - Regiões de Campo Mourão, Maringá. Prazo: 02/05 a 31/07/2009; entrega dos documentos até 14/08/2009. - Regiões de Apucarana, Paranavaí, Cornélio Procópio, Jacarezinho. Prazo: 01/06 a 29/08/2009; entrega dos documentos até 15/09/2009. BOX 2 >>>>>>Relação dos documentos básicos necessários para o PAC-RH Antes de iniciar os procedimentos de atualização cadastral na internet, é importante o servidor ter em mãos alguns documentos. São eles: - Cédula de identidade (além do número, pede-se data de emissão e órgão expedidor) - CPF - Título de eleitor - Carteira profissional (se o servidor possuir) - Certificado de reservista - Contracheque (inclusive para número do PIS/Pasep) - Carteira de motorista - Comprovante de residência (para confirmação do CEP, caso o servidor não saiba ou não se lembre) - Certificados de cursos feitos (como curso superior, ou pós-graduação; e mesmo de outros eventos , inclusive os de capacitação, como seminários, oficinas, palestras etc.) - Para preenchimento referente aos dependentes, a documentação varia de caso para caso – depende do grau de vínculo de dependência. Em geral, é preciso certidão de nascimento, casamento ou divórcio, RG (emitido pelo Estado do Paraná). O dependente tanto pode ser o filho ou filha, como enteado(a), pais, menor sob guarda, entre outros casos.