Os servidores públicos estaduais da ativa, com data de nascimento em julho, podem providenciar, a partir desta quarta-feira (1º), a atualização de seus dados cadastrais. O recadastramento é obrigatório a todos os funcionários públicos, de todos os quadros, cargos e funções. Estão dispensados apenas os nomeados de 2008 em diante, os trabalhadores temporários e os cargos em comissão sem vínculo (ou seja, que não têm cargo efetivo).
O recadastramento por parte dos servidores da ativa deve ser providenciado no mês de aniversário do funcionário. Para os nascidos em julho, o prazo se encerra no dia 31. A atualização é feita pela internet, por meio de preenchimento de formulário disponível no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pr.gov.br).
APOSENTADOS - Os servidores aposentados também devem se recadastrar. Há um cronograma específico, de acordo com a região em que o funcionário mora, ou dependendo da data de nascimento. O prazo para os aposentados é maior (ver detalhes em box ao final desta matéria).
Atualmente, está em andamento a atualização cadastral dos servidores aposentados moradores da região de Curitiba, e com data de nascimento em maio ou novembro (o prazo para eles também é 31 de julho) e em junho ou dezembro (até 29 de agosto).. E ainda dos aposentados moradores da região de Campo Mourão e Maringá (prazo 31 de julho) e de Apucarana, Paranavaí, Cornélio Procópio e Jacarezinho (até 29 de agosto).
O recadastramento faz parte do Programa de Atualização Cadastral Permanente de Recursos Humanos (PAC-RH), da Secretaria da Administração, da Paraná Previdência e da Celepar. O objetivo é criar um banco de dados amplo, com informações que possam ser atualizadas constantemente e que subsidiem o gestor público na tomada de decisões relacionadas à área de RH do Estado.
BOX 1
>>>>>>Confira os calendários do PAC-RH
SERVIDORES DA ATIVA
No mês de seu aniversário (entre o primeiro e o último dia do mês)
SERVIDORES APOSENTADOS
1) Para os que moram na capital e região metropolitana de Curitiba
- Nascidos em Janeiro e Julho. Prazo: 19/01 a 17/04/2009; entrega de documentos até 30/04/2009.
- Nascidos em Fevereiro e Agosto. Prazo: 02/02 a 30/04/2009; entrega dos documentos até 15/05/2009.
- Nascidos em Março e Setembro. Prazo: 16/03 a 15/06/2009; entrega dos documentos até 30/06/2009.
- Nascidos em Abril e Outubro. Prazo: 01/04 a 30/06/2009; entrega dos documentos até 15/07/2009.
- Nascidos em Maio e Novembro. Prazo: 02/05 a 31/07/2009; entrega dos documentos até 14/08/2009.
- Nascidos em Junho e Dezembro. Prazo: 01/06 a 29/08/2009; entrega dos documentos até 15/09/2009.
2) Para os que moram em outras localidades (independentemente do mês de aniversário):
- Regiões de Paranaguá, Lapa, Ponta Grossa. Prazo: 19/01 a 17/04/2009; entrega dos documentos até 30/04/2009.
- Regiões de Jaguariaíva, Wenceslau Braz, União da Vitória, Guarapuava e de fora do Estado. Prazo: 02/02 a 30/04/2009; entrega dos documentos até 15/05/2009.
- Regiões de Pato Branco, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Umuarama. Prazo: 16/03 a 15/06/2009; entrega dos documentos até 30/06/2009.
- Região de Londrina. Prazo: 01/04 a 30/06/2009; entrega dos documentos até 15/07/2009.
- Regiões de Campo Mourão, Maringá. Prazo: 02/05 a 31/07/2009; entrega dos documentos até 14/08/2009.
- Regiões de Apucarana, Paranavaí, Cornélio Procópio, Jacarezinho. Prazo: 01/06 a 29/08/2009; entrega dos documentos até 15/09/2009.
OBSERVAÇÃO - A sede da Paraná Previdência, em Curitiba; os núcleos regionais da Educação e as agências da Caixa Econômica Federal em todo o estado são os pontos de atendimento para os aposentados. Os estandes da Paraná Previdência no Paraná em Ação, feira de serviços públicos itinerante promovida pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, também estão prestando atendimento. Em caso de impossibilidade de locomoção, o servidor aposentado pode agendar visita de um assistente social da Paraná Previdência, pelo telefone (41) 3304-3737. Por esse telefone, os servidores aposentados podem também tirar dúvidas.
BOX 2
>>>>>>Relação dos documentos básicos necessários para o PAC-RH
Antes de iniciar os procedimentos de atualização cadastral na internet, é importante o servidor ter em mãos alguns documentos. São eles:
- Cédula de identidade (além do número, pede-se data de emissão e órgão expedidor)
- CPF
- Título de eleitor
- Carteira profissional (se o servidor possuir)
- Certificado de reservista
- Contracheque (inclusive para número do PIS/Pasep)
- Carteira de motorista
- Comprovante de residência (para confirmação do CEP, caso o servidor não saiba ou não se lembre)
- Certificados de cursos feitos (como curso superior, ou pós-graduação; e mesmo de outros eventos , inclusive os de capacitação, como seminários, oficinas, palestras etc.)
- Para preenchimento referente aos dependentes, a documentação varia de caso para caso – depende do grau de vínculo de dependência. Em geral, é preciso certidão de nascimento, casamento ou divórcio, RG (emitido pelo Estado do Paraná). O dependente tanto pode ser o filho ou filha, como enteado(a), pais, menor sob guarda, entre outros casos.
Começa recadastramento dos servidores nascidos em julho
O recadastramento é obrigatório a todos os funcionários públicos, de todos os quadros, cargos e funções
Publicação
01/07/2009 - 15:20
01/07/2009 - 15:20
Editoria