Começou nesta quarta-feira(11) e prossegue até amanhã(12) , o treinamento de 193 gerentes das Agências do Trabalhador do Paraná. Realizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (Setp), o evento apresenta as ações dos Governos Federal e Estadual na área do trabalho e discute ações locais de combate a crise financeira mundial. Na manhã desta quarta-feira, foram debatidos o cenário atual e a perspectiva da política pública do trabalho no Paraná e no Brasil.
Durante o período da tarde, os gerentes se dividem em grupos para discutir o papel das Agências do Trabalhador na geração de emprego e renda.Com a posse dos novos prefeitos eleitos ,cerca de 50% dos gerentes assumiram o cargo pela primeira vez. Nesta quinta-feira, serão discutidos os planos de gestão das unidades e apresentados os sistemas controle de patrimônio, de recursos humanos, gestão de resultados e cumprimento de metas. O secretário Nelson Garcia destacou a importância da integração entre a Setp e os postos de atendimento municipais do Sistema Nacional de Empregos (Sine).
"As Agências do Trabalhador são fundamentais no enfrentamento da crise e na geração de postos de trabalho formais. Elas fazem o contato direto com o candidato que está desempregado e também com o empregador. São o termômetro da economia local. Por isso, precisamos de todos os gerentes para combater o desemprego e colocar em prática os planos e ações do Governo do Estado", disse .
INTEGRAÇÃO: Um dos propósitos do evento é integrar gerentes, técnicos dos escritórios regionais da secretaria e coordenadores estaduais. Para o gerente Ivo Kuchla, da cidade de Roncador, a troca de experiências é o fator mais interessante no encontro.
"Cada município tem suas particularidades, mas podem enfrentar problemas em comum. As atividades desenvolvidas por outras agências ajudam, servem de modelo. Nós saímos daqui com a cabeça cheia de idéias e projetos para fazer mais do que intermediação de mão-de-obra e habilitação para o seguro-desemprego", explica.
“As Escolas do Trabalho, por exemplo, foram implantadas pela Agência de Ubiratã e podem ser adotadas por outros municípios. Temos uma parceria com o Sebrae e com empresas da região para ofertar cursos de qualificação. Nossos índices de aproveitamento de vagas subiram de 40% para 88%", conta o gerente Joaquim dos Santos.
De Araucária vem o exemplo dos Agentes Empresariais. Semanalmente, uma equipe de funcionários da Agência do Trabalhador vai de porta em porta nas empresas para captar vagas de trabalho disponíveis. "Este serviço é bem conhecido na nossa cidade e também está fortalecido nos municípios de Pinhais e São José dos Pinhais", diz o gerente Siumar Godofredo.
Em Ponta Grossa a Agência oferece café da manhã, com direito a lanche e suco de frutas, serviços de cabeleireiro e manicure. "Tudo para deixar o trabalhador mais apresentável e feliz, aumentando suas chances de garantir o emprego", explica o gerente João Henrique Stanilawsczuc.