Teve início nesta segunda-feira (31), no Ginásio Municipal de Esportes, de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, a segunda etapa do programa “Paraná Criança Sorriso”, também conhecido por “Bocão”, promovido pelo Provopar Ação Social, em parceria com a Prefeitura, através das secretarias municipais de Saúde e Educação, e tendo como voluntários acadêmicos das universidades Tuiuti, Unicenp e Federal do Paraná.
A solenidade de abertura contou com a presença da presidente do Provopar, Lucia Arruda, do prefeito Roberto Adamoski, do secretário municipal da Saúde, Walace Henrique de Félix, da secretária municipal da Educação, Sorai Vaz, dos dentistas Julio César de Sá Ferreira e Lariessa Silva Ferreira, coordenadores e idealizadores do “Bocão”.
“Estamos investindo muito na prevenção, porque entendemos que, se as crianças escovarem os dentes com freqüência, o município vai economizar muito com tratamento dentário no futuro”, disse o prefeito Roberto Adamoski, ao destacar a importância do programa desenvolvido pelo Provopar. “Foi investindo na prevenção, dando atendimento especial as gestantes, que conseguimos reduzir drasticamente a taxa de mortalidade infantil de 26 para 7 crianças mortas para cada mil”, acrescentou.
Lucia Arruda revelou que surgiram outros municípios interessados na realização do programa e adiantou que “é bem provável que a terceira etapa venha a ser realizada em Siqueira Campos. A nossa meta é levar esse programa para todos os municípios paranaenses, porque temos consciência que 45% dos brasileiros não tem acesso a dentista. É preciso mudar essa realidade começando pelas crianças”, disse.
Atendimento - A expectativa é que cerca de 2,5 mil crianças, de 6 a 12 anos de idade venham a ser atendida pelo programa “Paraná Criança Sorriso” em Quatro Barras, nos dias 31 de outubro, 1 e 3 de novembro.
Diariamente, as crianças passam pelo circuito temático de três palestras: o que é o dente, doenças da boca e orientação de higiene bucal. Em seguida, são encaminhadas para o “escovódromo”, onde aprendem na prática o uso correto da escova de dentes e do fio dental. Por último, eles participam de atividades recreativas e educativas, com destaque para a peça teatral, onde o personagem principal, chamado “Bocão”, ensina o vampiro “Boreslau” e família a escovarem corretamente os dentes.
“A idéia é mostrar para as crianças, de uma forma simples e divertida, a importância de uma boa saúde bucal”, afirmou a presidente do Provopar, que determinou a entrega para cada criança participante de um kit contendo escova, creme e fio dental, gibi do Bocão, folhetos e os “dentes de vampiro”.