A partir de agora as Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná iniciam o preenchimento do Inquérito de Contenção do Poliovírus - o vírus da poliomielite. Depois de 20 anos sem registro da doença no País, o objetivo é identificar centros de pesquisa que tenham o vírus armazenado. “O Paraná está começando um processo que será mundial: a contenção do poliovírus nos laboratórios. Isso é para evitar acidentes nos países que já eliminaram a circulação do vírus, como o Brasil”, afirmou Brendan Flannery, representante da Organização Pan-Americana de Saúde.
Para agilizar o processo de mapeamento dos laboratórios e apresentar o Inquérito de Contenção do Poliovírus, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com o Laboratório Central do Estado (Lacen), a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde, reuniu nesta segunda-feira (15), representantes de laboratórios das universidades estaduais e federais do Paraná, de órgãos ambientais, pesquisadores e instituições de pesquisa do Estado.
“Nossas universidades já têm realizado vários trabalhos em conjunto com a Secretaria da Saúde. Agora nossos laboratórios vão dar sustentação a esse projeto. Este é o nosso papel”, afirmou a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A Organização Pan-Americana, o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde criaram uma estratégia para trabalhar os vários processos visando à erradicação do poliovírus no território nacional e América Latina. A parte principal dessa estratégia tem sido as campanhas de vacinação da pólio. De acordo com o secretário de Estado Gilberto Martin, da Saúde, o Brasil passou a ser referência mundial com as campanhas de vacinação e os bons resultados que elas têm alcançado. “Estamos há aproximadamente 20 anos sem registrar casos da doença no País”, disse o secretário.
Segundo Martin, como complemento dessa estratégia, começa agora o trabalho de levantamento em todos os laboratórios, principalmente os de pesquisa, que trabalham ou já trabalharam em algum momento com o vírus selvagem da pólio. O Paraná é o primeiro Estado a fazer esse trabalho e o Lacen foi escolhido pelo Ministério da Saúde como um dos laboratórios para fazer o Inquérito de Contenção do Poliovírus.
Primeiramente será feita uma busca nos laboratórios do Estado para verificar se há em algum deles armazenamento do vírus. “A parte principal desse trabalho é a verificação nos laboratórios das universidades, pois neles há um grande volume de pesquisas”, explica Gilberto Martin.
Começa mobilização para contenção do poliovírus em laboratórios
Depois de 20 anos sem registro da doença no País, o objetivo é identificar centros de pesquisa que tenham o vírus armazenado
Publicação
15/09/2008 - 18:40
15/09/2008 - 18:40
Editoria