Começou neste sábado (5) as disputas das primeiras onze fases regionais dos Jogos Colegiais do Paraná 2007, nos municípios de Fazenda Rio Grande, Cascavel, Dois Vizinhos, Siqueira Campos, Sertanópolis, Paraíso do Norte, Pitanga, Tibagi, Missal, Joaquim Távora e Telêmaco Borba. O Jocop´s, considerado pelo Ministério do Esporte como a maior competição do esporte de base do país envolvendo cerca de 400 mil alunos, é dividido em quatro fases regionais, um macro-regional e a fase final, momento em que serão conhecidos os atletas que representarão o Paraná nas Olimpíadas Escolares.
Para Ricardo Gomyde, diretor-presidente da Paraná Esporte, entidade estatal que promove o Jocop´s, 2007 será um ano de expressivo crescimento e incentivo ao esporte em todo o país em virtude da realização dos Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro. “Enquanto teremos ícones mundiais do esporte competindo em julho no Rio, nós estamos preparando a base do esporte nacional, de onde certamente sairão os futuros campeões do país. No Paraná temos certeza que as competições promovidas pelo Governo do Estado contribuem muito para isso”, ressaltou Gomyde.
A 54.ª edição dos Jogos Colegiais do Paraná ainda terá outras duas etapas serão disputadas ainda no mês de maio, em mais 21 sedes. Depois, de 1.° a 3 de junho, será realizada a fase macro-regional em oito novas sedes. E a final será em Curitiba, de 7 a 15 de julho. Já a fase municipal foi encerrada na maioria dos municípios.
Modalidades e classificação - Na fase regional dos 54.° Jogos Colegiais do Paraná, que será disputada nos 32 núcleos regionais de Educação, classificam-se os campeões de cada modalidade, por sexo e faixa etária (12 a 14 anos e 15 a 17 anos) para uma das oito sedes da fase macrorregional. Da macro, para a final, classificam-se os campeões e vice-campeões, num total de 16 representantes por modalidade, sexo e faixa etária.
Alguns exemplos de modalidades com maior número de inscrições estão o xadrez, que passa de 3 para 7 alunos, o tênis de mesa, de 3 para 6, o futebol, de 15 para 18, e o basquete e vôlei, de 10 para 12 alunos. Na disputa da regional em Telêmaco Borba, por exemplo, passou de 540 alunos no ano passado para 1.010 este ano. “Em outros locais o aumento não será tão grande, mas será de no mínimo 20%”, calcula Detlev Surkamp, coordenador geral da competição.
Nas três etapas da fase regional serão disputadas as modalidades de basquete, futebol, futsal, handebol e voleibol, mais o atletismo, tênis de mesa e xadrez. Nas modalidades coletivas, os campeões das três etapas da fase regional se classificarão para a macrorregional, de 1.º a 3 de junho.
Nas modalidades de atletismo, tênis de mesa e xadrez, os classificados na regional vão direto para a fase final, em Curitiba, de 7 a 19 de julho, quando entram também as modalidades de judô e ginástica rítmica.