A primeira fase regional da 54ª edição dos Jogos Colegiais do Paraná abre nesta sexta-feira, nas onze sedes regionais, com a previsão de envolver em torno de 400 mil alunos durante toda a competição, com um crescimento estimado de 30% em relação aos últimos jogos. “As mudanças no regulamento da competição, atendendo sugestões dos próprios colégios, são as que mais contribuem para o acréscimo no número de inscrições”, avalia o diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.
Os jogos desta primeira etapa iniciam neste sábado (5), nas sedes regionais de Fazenda Rio Grande, Cascavel, Dois Vizinhos, Siqueira Campos, Sertanópolis, Paraíso do Norte, Pitanga, Tibagi, Missal, Joaquim Távora e Telêmaco Borba. Outras duas etapas serão disputadas ainda no mês de maio, em mais 21 sedes. Depois, de 1.° a 3 de junho, será realizada a fase macro-regional em oito novas sedes. E a final será em Curitiba entre os dias 7 e 15 de julho.
Para o coordenador geral dos 54.° Jogos Colegiais do Paraná, Detlev Surkamp, as Olimpíadas Escolares também colaboram para o aumento no número de participantes. “O evento nacional é um fator de motivação muito grande. Os vencedores vão representar o Paraná numa disputa com outros estados, com a responsabilidade de melhorar ou manter o desempenho do ano passado”, comentou. Em 2006, o Paraná foi campeão na faixa etária entre 15 e 17 anos e terceiro colocado entre 12 e 14 anos.
Entre as mudanças no regulamento, como a do sistema de disputa com a volta da fase macro-regional e a do aumento de inscrições de atletas em algumas modalidades, estas são as que mais incentivam no maior número de participantes. “A fase macro faz um filtro na classificação para a final em Curitiba e é disputada mais próxima das cidades classificadas na fase regional”, observa Detlev.
Entre algumas modalidades com maior número de inscrições estão o xadrez, que passa de 3 para 7 alunos; o tênis de mesa, de 3 para 6; o futebol, de 15 para 18 e o basquete e o vôlei, de 10 para 12 alunos. Na disputa da regional em Telêmaco Borba, por exemplo, passou de 540 alunos no ano passado para 1.010 este ano. “Em outros locais o aumento não será tão grande, mas será de no mínimo 20%”, calcula Detlev.
Classificação - Na fase regional dos Jogos Colegiais do Paraná, disputada nos 32 núcleos regionais de Educação, classificam-se os campeões de cada modalidade, por sexo e faixa etária (12 a 14 anos e 15 a 17 anos) para uma das oito sedes da fase macro-regional. E da macro para a final classificam-se os campeões e vice-campeões, num total de 16 representantes por modalidade, sexo e faixa etária.
Nas três etapas da fase regional serão disputadas as modalidades de basquete, futebol, futsal, handebol e voleibol, atletismo, tênis de mesa e xadrez. Nas modalidades coletivas, os campeões das três etapas da fase regional se classificarão para a macro-regional, de 1.º a 3 de junho.
Nas modalidades de atletismo, tênis de mesa e xadrez os classificados na regional vão direto para a fase final, em Curitiba, de 7 a 15 de julho, quando entram também as modalidades de judô e ginástica rítmica.