A Casa Civil do Governo do Paraná iniciou nesta quinta-feira (06) um projeto-piloto para a certificação digital de documentos para conceder ao Diário Oficial Eletrônico do Estado o mesmo efeito legal da versão impressa, entretanto gratuitamente e com maior agilidade. A medida representa a segunda etapa do processo de legalização.
“A primeira etapa foi a digitalização - aumento do banco de dados e a implantação de novo método de pesquisa - que fez com que os acessos diários ao site da Imprensa Oficial saltassem de 500 para perto de 10 mil. O próximo passo é dar valor legal para o conteúdo do site com a certificação digital”, explicou o secretário para Assuntos Estratégicos e Presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Nizan Pereira.
A certificação digital é um processo que garante a veracidade daquilo que será publicado. Ela requer um registro prévio das pessoas autorizadas a enviar o conteúdo ao gerenciador do site e uma proteção ao trâmite dessas informações.
A primeira experiência será na Casa Civil. “O processo de certificação deverá passar por todos os testes e experiências necessários para que o conteúdo do site tenha o mesmo efeito legal da edição impressa até abril do ano que vem”, adianta o secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, que coordena o projeto.
De acordo com o presidente da Celepar, a certificação digital deve aumentar ainda mais o número de acessos ao site da Imprensa Oficial, que chegou a 167 mil em novembro e já registra 23 mil apenas na primeira semana de dezembro.
“Isso mostra a boa aceitação que o projeto vem obtendo, uma vez que a impressão ainda continua e o primeiro grande salto no número de acesso ocorreu sem nenhuma campanha de divulgação do novo site”, afirma Nizan.
O aumento do banco de dados - que passou a fornecer informações de a partir do ano de 2002 - e a adoção de nova linguagem com novos mecanismos de busca para pesquisa foram as principais mudanças implantadas em outubro.
O novo site também já conquistou o reconhecimento nacional pelos especialistas do setor de Tecnologia de Informação. Ao lado do programa de Inclusão Digital “Telecentros Paranavegar”, o portal do Diário da Imprensa Oficial será uma das soluções em software livre a integrar o Portal Software Público Brasileiro, mantido pelo Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), órgão do Ministério do Planejamento.
A definição do cronograma para implantação da certificação digital contou com a presença do diretor-presidente da Imprensa Oficial, Éviton Henrique Machado; do diretor comercial, Geraldo Serathiuk; do diretor Operacional da Celepar, Robson Valentin, e do diretor de Desenvolvimento da empresa, Henrique Miorelli.
Começa etapa para certificação digital do Diário Oficial do Estado
Projeto piloto será base para conceder o mesmo efeito legal da edição impressa para versão eletrônica a partir de abril de 2008
Publicação
06/12/2007 - 15:30
06/12/2007 - 15:30
Editoria