Começa nessa quarta-feira (19/11), em Curitiba, o II Congresso Internacional de Tecnologia e Inovação em Jogos para Computadores. Paixão pelo jogo e domínio da tecnologia de games são as principais motivações para a participação no evento, que será realizado durante três dias, no auditório do Cietep, dividido em apresentações de trabalhos científicos e palestras sobre casos de sucesso.
Organizado pela Gamenet, que tem sede na Incubadora Tecnológica do Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar, o evento tem o apoio do Centro Internacional de Tecnologia de Software - CITS e do Instituto Prointer. O encontro vai reunir as principais entidades e empresas do Brasil na área de desenvolvimento de jogos eletrônicos, bem como distribuidores, publicadores e outras empresas nacionais e internacionais relacionadas com o mercado de jogos.
O objetivo é divulgar e sedimentar uma linha de pesquisa inovadora no país com a colaboração e parceria de entidades internacionais, bem como incentivar e constituir um canal de comunicação entre os grupos emergentes na área, situados tanto na academia (Instituição de Ensino Superior) quanto na indústria.
Mercado - O mercado mundial de jogos eletrônicos movimentou em 2000 aproximadamente US$ 20 bilhões. No Brasil, o valor foi estimado em US$ 500 milhões. Em países como Estados Unidos - maior mercado consumidor e de desenvolvimento de jogos - a indústria de software gerou naquele ano 220 mil postos de trabalho, pagou US$ 9 bilhões em salários e impostos e cresceu 14,9% ao ano.
Em 2001 o mercado norte-americano de videogames chegou a US$ 9,4 bilhões, ultrapassando a arrecadação da indústria do cinema durante o ano, que foi de US$ 8,4 bilhões. Em 2003, os jogos em celulares deverão movimentar cerca de US$ 1,6 bilhões de dólares nos EUA e Europa. Este número deverá saltar para US$ 6,0 bilhões em 2005.
Mais informações no site www.gamenetpr.com.br ou com Bárbara Pimentel (41) 317.2051 ou barbara@cits.br
Começa em Curitiba congresso de jogos para computadores
Encontro organizado por empresa da incubadora do Tecpar reúne especialistas internacionais e apresenta as tendências do mercado de games
Publicação
18/11/2003 - 00:00
18/11/2003 - 00:00
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