O Governo do Paraná realiza nesta segunda (01) e terça-feira (02), no Restaurante Madalosso, em Curitiba, a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Mais de 600 inscritos participam de palestras, debates e votações. Os delegados eleitos pelos Conselhos Municipais do Idoso vão deliberar sobre melhorias nos serviços e ações prestados aos maiores de 60 anos em suas cidades.
Ao final do encontro será formulado um plano de ação, que deve ser executado pelo Poder Público e apresentado em Brasília na II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, programada para outubro.
A organização do evento é da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social e do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi), com o apoio das Secretarias da Saúde, e Educação. Participam também o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, o Centro de Apoio das Promotorias de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Fórum Permanente da Região Sul, Fórum Paranaense do Idoso e Fórum de Curitiba e Região Metropolitana.
As mudanças que foram implementadas desde o início do Governo de Roberto Requião na Política Estadual de Assistência Social foram lembradas e consideradas como grandes avanços alcançados pelos idosos paranaenses. Entre os principais destaques relacionados pela presidente do CEDI, Shirley Scremin, está a criação do Disque-Idoso, canal que recebe denúncias e presta informações para a população sobre saúde, legislação e assuntos voltados à pessoa com mais de 60 anos.
“Também podemos citar o recente estudo realizada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, o Ipardes, sobre as condições das instituições de longa permanência para idosos no Estado. Ferramenta fundamental para o desenvolvimento de um conjunto de ações de proteção social à população idosa em situação de vulnerabilidade e risco pessoal”, disse ela. “A solicitação para a pesquisa foi feita na nossa última Conferência e o governador nos atendeu, demonstrando respeito e cuidado com esta importante parcela da população”, completa.
O secretário Nelson Garcia (Trabalho) reafirmou o compromisso na execução de políticas públicas capazes de atender as necessidades da terceira idade. “Para vencer os desafios do futuro é preciso cuidar do presente. Unir os setores público e privado, ouvir as experiências de cada município, discutir inovações. Nosso objetivo é criar uma comunicação horizontal com os conselheiros e, junto com eles, melhorar a qualidade de vida de todos”, afirma.
Ana Amélia Camarano de Mello Moreira, vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, elogiou a grande participação no evento. “Boas idéias devem surgir neste dois dias e tenho certeza que poderemos aproveitá-las em todo o país”, comenta.
A coordenadora da Política Estadual de Assistência Social, Denise Arruda Colin, explica que eventos como este são de extrema importância porque reúnem pessoas de diversas regiões, que enfrentam problemas comuns e encontram soluções conjuntas. “Esperamos identificar as metas cumpridas a partir das propostas elencadas no ano de 2006 e propor novas estratégias para construir cidades voltadas para todos”.
Ela considera ainda que o sucesso da Conferência só é possível graças às ações que o Governo do Estado mantém durante todo o ano. Desde o início de 2008 já foram realizados 18 encontros regionais temáticos, com a participação de aproximadamente 1,8 mil delegados municipais dos Conselhos do Idoso. A Secretaria promove reuniões mensais entre os membros do Cedi e o secretário Nelson Garcia.
O Governo do Paraná inaugura em breve o Centro Regional Integrado de Apoio e Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana. No local os idosos vão encontrar suporte multidisciplinar e apoio em casos de violência. Será o segundo centro excelência para atendimento ao idoso, vítima de violência, no Estado.
Uma parceria com a Secretaria da Saúde pretende dar assistência humanizada e emergencial. Como medida de agregar a assistência à pessoa idosa e o levantamento de dados sobre esse atendimento, será possível integrar a ouvidoria da Secretaria da Saúde e repassar informações sobre os atendimentos ligados aos idosos para o Cedi.
Um convênio assinado com a Secretaria de Educação vai permitir a realização cursos técnicos de cuidador de idosos e de capacitação de técnicos, gestores e conselheiros em escolas e universidades públicas estaduais. Através da caderneta de saúde do idoso – que está sendo implantada no Estado – será possível promover o cadastro das pessoas que assistem o idoso, para que, futuramente, também recebam o treinamento necessário.
Começa em Curitiba a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa
Evento realizado nesta segunda (01) e terça-feira (02) reúne mais de 600 inscritos. Estão previstas palestras, debates e votações que devem resultar na elaboração de um plano de ação
Publicação
01/09/2008 - 16:20
01/09/2008 - 16:20
Editoria