O governo do estado abre nesta terça-feira (09) em Paris a “Semana do Paraná na França”, evento que irá revelar o potencial econômico e cultural do estado para toda a União Européia. Com uma participação privilegiada dentro do chamado Espaço Brasil - um pavilhão montado para mostrar a diversidade cultural brasileira durante o “Ano do Brasil na França” - a presença do Paraná segue até 14 de agosto.
Para o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, esta será uma oportunidade única de estímulo ao comércio bilateral, com reflexos para os demais países da Europa. “Vamos gerar difusão de cultura e ampliação de negócios dos produtos paranaenses”, afirma.
Orgânicos - Fomentar as exportações é um dos objetivos de ação comercial. Em 2004, o Paraná exportou para a França cerca de US$ 425 milhões contra cerca de US$ 236 milhões em 2003, alta acima de 80%. Para este ano, o governo do Estado quer garantir mais espaço e promover na Europa a qualidade dos orgânicos produzidos no Paraná.
“Cerca de vinte empresas paranaenses que produzem alimentos orgânicos foram unidas”, diz o coordenador de Assuntos Internacionais e do Mercosul, Santiago Gallo. “Queremos profissionalizar a agricultura familiar, responsável pela maior parcela de produtores. A ida à França vai mostrar a força do Paraná, que já é o maior produtor de orgânicos do Brasil”, acrescenta.
Potencial - Atualmente, o Paraná produz 3.648 produtos orgânicos, com destaque para hortaliças, soja, açúcar-mascavo e erva-mate. A produção estimada está acima de 52 mil toneladas por ano, sendo a maior parte proveniente de pequenas propriedades. No Brasil, a taxa de aumento da produção de orgânicos está entre 10% a 20% ao ano, índices comparados à indústria da informática.