O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo José de Oliveira visitou a Companhia Independente de Polícia Portuária, em Paranaguá, no final da tarde desta sexta-feira (18) e assistiu a uma apresentação sobre a realidade e rotina da unidade e a importância dela, em termos de segurança, nas atividades portuárias. A unidade foi criada em dezembro de 2007 pelo atual Governo do Estado.
O comandante da unidade, capitão Olavo Vianei F. Nunes recepcionou o coronel Anselmo, que conversou com o público interno e acompanhou um panorama geral sobre a unidade como instalações, policiais, o treinamento pelo qual passam e viaturas, além de outras atividades desenvolvidas no local.
“Houve uma melhora significativa na segurança portuária e dos caminhões e cargas que se dirigem ao porto, depois da criação da unidade”, revelou o comandante-geral. Anselmo destacou também o trabalho do capitão Vianei na reestruturação das instalações. “A unidade está muito bem organizada apesar de ter menos de dois anos de existência, sobretudo devido à recuperação que está sendo realizada pelo comandante dela”, disse.
Para o capitão, a companhia é fundamental e estratégica em Paranaguá e Antonina. “Ela tem como missão o policiamento ostensivo preventivo repressivo e permanência em áreas portuárias visando a proteção de atividades portuárias e a segurança dos usuários em geral”, explicou.
A companhia trabalha de forma integrada com diversos órgãos de Segurança Pública e, segundo o Capitão, desta forma, as ações desempenhadas acabam tendo resultados mais efetivos, pois passam a ter continuidade. Entre os órgãos parceiros estão a Guarda Portuária, Receita Estadual, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.
A unidade é especializada na rotina portuária e combate principalmente o furto e desvio de cargas, além de infrações de trânsito e atendimento a acidentes. “Além disso, protegemos as comunidades lindeiras, ou seja as pessoas que aqui vivem e trabalham, sem esquecer de nossas crianças”, explicou o capitão Vianei.
PORTO DE PARANAGUÁ – Localizado no Litoral do Estado do Paraná, o Porto de Paranaguá é o segundo maior porto brasileiro em movimentação de cargas, de acordo com informações repassadas pelos Portos à Companhia Independente portuária. Além disso, ele conta com 19 berços de atracação e uma área de abrangência de 800 mil metros. É considerado o maior porto graneleiro da América Latina e opera também com diversas cargas, como contêineres, veículos, congelados, papel, madeira, fertilizantes e líquidos.
As informações apontam ainda que, em 2008, a receita cambial dos Portos do Paraná foi de mais de US$ 24 bi. Por possui o maior complexo para embarque de granéis sólidos da América Latina, Paranaguá é o principal canal de exportação da soja e do milho produzidos no Brasil para o mercado externo. Recebe grãos provenientes de todo o Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, São Paulo, Rio Grande do Sul e países como a Bolívia, Argentina e Paraguai. “Por isso tudo é que a Companhia Independente Portuária é tão importante”, ressalta o capitão Vianei.
Comandante da Policia Militar visita Companhia Portuária de Paranaguá
A companhia foi criada em 2007 pelo atual governo, para proteção de atividades portuárias e a segurança dos usuários em geral
Publicação
18/04/2009 - 15:10
18/04/2009 - 15:10
Editoria