Com 130 atrações Paraná sedia Festival de Cultura

O evento teve início nesta quinta-feira (19), na Praça Santos Andrade, em Curitiba, e segue até o domingo (22), com 130 atrações de dez cidades do Paraná e de cinco Estados brasileiros
19/11/2009 - 19:20
O 4° Festival de Cultura do Paraná fará da capital paranaense o ponto de encontro da arte e da cultura. O evento teve início nesta quinta-feira (19), na Praça Santos Andrade, e segue até domingo (22), com 130 atrações de dez cidades do Paraná e de cinco Estados brasileiros. A população terá acesso a shows, peças de teatro, oficinas e debates sobre cultura livre e comunicação. As atividades serão realizadas na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Largo da Ordem e na Praça Santos Andrade. “O nosso objetivo é integrar artistas e entidades culturais e criar um espaço de divulgação de seus trabalhos. São cerca de 600 inscrições para as oficinas, 25 grupos e mais de 50 atividades ao longo destes dias. Todos que participam sabem que irão contribuir para a consolidação do festival”, explicou a organizadora do Festival, Angélica Varejão. A programação do evento está disponível no site http://festivaldecultura.art.br . Segundo Rachel Bragatto, organizadora do evento, o desafio da coordenação era trazer o festival para espaços públicos e abrir a programação para a população. “Nas primeiras edições o evento visava mostrar o trabalho de alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Este novo formato reflete na nossa programação, que está mais abrangente. Temos oficinas, apresentações de música, teatro e dança. É uma oportunidade para Curitiba conhecer talentos regionais e de outros Estados”, ressaltou. Durante os quatro dias de evento serão debatidos temas relacionados à cultura e comunicação. “Um dos destaques deste festival é a comunicação compartilhada. Esta ideia vem do Fórum Social e permite que todos os interessados produzam materiais de divulgação do evento. São mais de 40 cadastrados para a elaboração de textos, áudio, vídeos e fotos. Cada inscrito é responsável pelo assunto de seu interesse”, disse Roberta Schwambach, organizadora do festival. O material produzido ao longo do evento será postado no Portal Nós da Rede – http://nosdarede.org.br. “Neste espaço os participantes poderão trocar experiências e desenvolver um trabalho conjunto”, acrescentou Roberta. Para o teatrólogo Fabio Salvatti, a programação eclética é um dos grandes destaques da 4ª edição do festival. “Temos espaço para diversos artistas se manifestarem. A oficina que estou ministrando, por exemplo, é uma prática lúdica e crítica sobre a vida na cidade, um espaço de intervenção”, ressaltou. Salvatti ministrou a oficina de Treino de Rua nesta quinta-feira (19), na Praça Santos Andrade, em Curitiba. “O festival é uma inspiração. Aqui nós podemos conhecer um pouco mais da nossa cultura. Hoje acompanhamos uma peça de teatro, gostei muito. A nossa professora de história está organizando uma peça em nossa escola, é uma forma muito legal de aprender”, disse Pedro Santos Silva, aluno da 6ª série do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto.