Coleta de lixo no Litoral deve ser separado

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos recomenda a todos os veranistas e moradores que estiverem no Litoral do Paraná durante o Carnaval para que separem o resíduo orgânico dos materiais recicláveis
Publicação
12/02/2010 - 18:28
Editoria
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos recomenda a todos os veranistas e moradores que estiverem no Litoral do Paraná durante o Carnaval para que separem o resíduo orgânico dos materiais recicláveis. Outra importante orientação é sobre acondicionamento adequado do lixo em sacos, tambores e lixeiras. “As pessoas devem evitar deixar o lixo no chão, evitando o acesso de animais aos resíduos”, lembra o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.
Além disso, os veranistas não devem deixar resíduos na areia. “Recomendamos que as pessoas levem um saco plástico para a praia, recolha seus resíduos e jogue na lixeira mais próxima”, orienta Rasca.
Nesta sexta-feira (12), o secretário do Meio Ambiente reuniu-se em Guaratuba com representantes das Associações de Coletores de Materiais Recicláveis de Matinhos, Paranaguá, Antonina, Morretes, Guaratuba e Pontal do Paraná. Eles pedem reforço na divulgação sobre a importância da coleta seletiva de lixo durante o feriado de Carnaval.
“Pedimos aos veranistas que separem os materiais recicláveis como jornais, latas, plástico e papel em sacos diferenciados do resíduo orgânico e fiquem atentos aos horários de coleta do caminhão que recolhe o lixo reciclável. Além de contribuir com o meio ambientes estas pessoas estarão gerando emprego e renda para as Associações que vivem da coleta destes resíduos”, declarou o secretário.
O governo do Estado põe à disposição quatro caminhões exclusivos para a coleta de lixo reciclável. Todo o material coletado é repassado as Associações do Litoral.
A coleta de recicláveis é realizada das 6 às 12 horas nos municípios de Paranaguá, Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Em Matinhos, que inclui o balneário de Caiobá, a coleta ocorre segunda, quarta e sexta-feira. Nos balneários de Flamingo e Monções a coleta é feita terça e quinta-feira e também aos sábados.
Em Pontal do Paraná, o caminhão da coleta seletiva de lixo passa na segunda-feira no balneário de Praia de Leste, terça-feira em Santa Terezinha, quarta-feira em Ipanema, quinta-feira em Shangrilá, sexta-feira em Atami e sábado em Pontal do Sul.
Já em Guaratuba, a coleta seletiva acontece de segunda-feira a sábado nos bairros Centro, Figueira e Brejatuba; na terça e quinta-feira e no sábado nos bairros Barra do Saí, Coroados, Nereidas e Eliana. No outro lado do município, nos bairros Mirim, Piçarras, Carvoeiro, Canela, Cohapar, Caieiras e Esperança a coleta ocorre segunda, quarta e sexta-feira.
Vale lembrar que ocorrendo aumento de demanda e no fluxo de turistas pode haver alteração nos horários e trajetos para atender a demanda.
Ao todo já foram recolhidas 246 toneladas de materiais recicláveis durante a Operação Viva o Verão, sendo 118 toneladas em Guaratuba, 46,5 em Matinhos, 22 toneladas em Pontal do Paraná, 46 toneladas em Paranaguá e 12 toneladas na Ilha dos Valadares.
O presidente da Associação de Coletores de Matinhos, Elias Jaques, dá outra dica: “Pedimos que as pessoas coloquem materiais cortantes protegidos e não junto com o reciclável, pois muitos acidentes acontecem envolvendo coletores por este motivo. Para que se tenha idéia, de cada 80 residências, apenas em duas encontramos os vidros e materiais cortantes bem isolados”, reforça.
REFORÇO - A Secretaria assumiu, nos últimos sete anos, a coleta de lixo durante a Operação Viva o Verão por meio do Instituto Paranaense das Águas/Suderhsa e irá reforçar as ações de coleta seletiva do lixo no litoral durante o feriado do Carnaval para garantir limpeza e tranquilidade aos veranistas durante o período.
As ações se devem ao aumento no número de veranistas que passarão o feriado de Carnaval no Litoral e que deve chegar a marca de 2 milhões de pessoas. O Instituto Paranaense das Águas/Suderhsa montou um esquema especial de coleta e transporte de lixo domiciliar nos municípios de Antonina, Morretes, Pontal do Paraná, Matinhos, Caiobá, Guaratuba e também na Ilha do Mel. A coleta, que já é realizada diariamente em todos os municípios, ganhará reforço de máquinas e pessoal de acordo com a necessidade prevista para o período.
Segundo o diretor de saneamento ambiental da Suderhsa, Jorge Callado, há 504 pessoas trabalhando na limpeza das ruas e fazendo coleta de lixo em todo o litoral. Durante esse período, será ampliada a quantidade de varredores para limpeza das ruas e avenidas durante e após o feriado do Carnaval. São 16 varredores extras em Antonina, 8 varredores na Ilha do Mel, 3 operadores de máquinas e 6 motoristas nas praias paranaenses. Também haverá um horário especial de coleta que foi estendido e terá início às 07 horas sem previsão de término. “Se for necessário, será feito coleta durante todo o dia, e se a demanda for muito grande, também haverá coleta noturna”.
O coordenador das ações de coleta de lixo no Litoral, Everton de Souza, afirma que além do reforço de pessoal e equipamentos para a coleta, há também o uso de três estações de transbordo licenciadas pelo IAP, que estão em Guaratuba, Matinho e Pontal do Paraná. “Essas estações de transbordo é uma forma de agiliza o recolhimento para o Carnaval, pois reduz o tempo de retorno do caminhão compactador ao setor de coleta”, explica.
ORIENTAÇÕES: A principal orientação do coordenador do Instituto das Águas/Suderhsa, Everton de Souza, é que os moradores e veranistas coloquem o lixo para recolhimento entre as 18:00 horas e às 07:00 horas do dia posterior. “Após esse horário, as pessoas devem evitar colocar lixo nas ruas para evitar sujeira nas cidades”, ressalta Souza.