O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca, reuniu nesta quarta-feira (10) gerentes, subgerentes e técnicos do setor de obras dos 13 escritórios regionais. Foi debatida a implantação de controles de obras, para o cumprimento das metas até o fim deste semestre.
A determinação do presidente da Cohapar foi a de dar prioridade aos canteiros com mais de 70% executadas. “Pretendemos acelerar e tornar cada vez mais eficiente o serviço prestado pela Cohapar, para que as obras entrem numa linha de produção à altura do bem que desejamos para o povo do Paraná”, destacou o presidente da Cohapar.
Segundo Greca, há um conjunto de obras com mais de 70% de execução que deverão ser entregues nos próximos três meses. Os empreendimentos que deverão estar concluídos nesse período estão em 21 municípios sendo 13 pela modalidade caução, para famílias de baixa renda, e 11 pelo sistema de hipoteca, para as que tem renda familiar de até cinco salários.
“Para que o cronograma de obras seja mantido, temos de adequar a Cohapar aos obstáculos provocados pela crise financeira global e por percalços que sempre vão haver, seja os causados pela greve dos técnicos da Caixa, que atrasaram o repasse de recursos de obras já executadas e também da suplementação orçamentária do Estado, além dos recursos do Governo Federal”, justificou Greca.
Para o diretor de Projetos da Companhia, Jorge Guerra, a reunião foi realizada para que se possa estabelecer as prioridades da Companhia. “Estamos realizando ajustes normais já que a sustentabilidade de uma Companhia depende de um aprimoramento constante e efetivo”.
Do início deste ano até final de maio, a Cohapar já entregou 438 unidades habitacionais, nas cidades de Renascença, Rio Bonito do Iguaçu, Bela Vista do Paraíso, Lobato, Nova Esperança, Nossa Senhora das Graças, Telemaco Borba e Tapejara. Desde 2003 a Companhia executou obras em 342 dos 399 municípios do Paraná construindo 22.790 casas, e tem em andamento, empreendimentos em 145 cidades.