Cohapar vai beneficiar mais de 15 mil pessoas com retomada de obras no interior do Estado

A retomada das obras para conclusão de 3.800 casas no Paraná beneficiarão mais de 15 mil pessoas em 53 cidades do Estado
Publicação
15/05/2010 - 13:20
Editoria
Com os R$ 18 milhões de investimentos autorizados pelo governador Orlando Pessuti, nesta sexta-feira (14), o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Everaldo Moreno, anunciou em Mauá da Serra, no Vale do Ivaí, que a retomada das obras para conclusão de 3.800 casas no Paraná beneficiarão mais de 15 mil pessoas. Moreno esteve representando o governo Orlando Pessuti durante a abertura da 15 ª Festa do Milho, que reuniu mais de 20 mil pessoas na noite desta sexta-feira na cidade.
As obras da Cohapar em Mauá da Serra já estão com mais de 80% de execução. São casas da modalidade de hipoteca para atender famílias com renda entre dois a cinco salários mínimos. O investimento total do conjunto é de quase R$ 900 mil. “No dia em que a cidade comemora seus 18 anos, celebrada com essa tradicional festa, nós participamos desta homenagem trazendo a boa notícia de que as famílias de Mauá da Serra terão, em pouquíssimo tempo, suas casas concluídas”, destacou Moreno.
Segundo o presidente da companhia, em virtude da crise financeira de 2009, muitos recursos precisaram ser realocados e algumas obras tiveram que ser paralisadas. “Entretanto, hoje estamos em Mauá da Serra justamente para dizer que graças à sensibilidade do governador Orlando Pessuti, que entendendo a dimensão social deste investimento, fez um esforço junto aos seus secretários para o remanejamento de recursos do orçamento do estado, de forma a possibilitar a execução das 3.800 casas que estão sendo construídas em 53 cidades do interior”, explicou ele.
O reinício das obras de 745 moradias, divididas em 16 empreendimentos, será imediato, como é o caso de Mauá da Serra. “São obras que já estão com 80% construídas e dentro de dois ou três meses estarão concluídas. Na sequência vamos terminar as demais, para entregá-las até o final do ano”, afirmou o presidente da Cohapar.
Moreno salientou ainda que a companhia está impondo um ritmo maior para as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que compreendem mais 2.500 casas construídas na Região Metropolitana de Curitiba. “São obras que vão atender a população de baixa renda que vive em moradias indignas, em áreas de charco. Com isso, também será possível dar a proteção necessária aos mananciais de água que abastecem a Grande Curitiba. Esse é o esforço do governo com toda a estrutura de suas secretarias, para que possamos dar atendimento a esse projeto tão grande”.
“Neste governo já foram entregues mais de 23 mil casas, mudando a estrutura social de muitas famílias. É isso que nos motiva e nos move a dar continuidade a esses programas”, concluiu o presidente da Cohapar.
Para o prefeito Hermes Wicthoff, Mauá da Serra é uma cidade que está se desenvolvendo muito rapidamente e a demanda por habitação está evoluindo na mesma proporção do seu crescimento. “Por esse motivo existe uma expectativa muito grande para que essas casas fiquem prontas o mais rápido possível e as famílias possam deixar de pagar aluguel. Estamos muito felizes de receber essa boa notícia, que vem como um verdadeiro presente para as famílias de nossa cidade”, observou o prefeito.
Além do presidente da Cohapar, também estiveram presentes à abertura da 15ª Festa do Milho de Mauá da Serra, o secretário chefe do Gabinete do Governador, André Pergorer (que anunciou a construção da Clínica da Mulher para o município), o deputado Cleiton Kielse, prefeitos e lideranças políticas da região do Vale do Ivaí.

GALERIA DE IMAGENS