A Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba, reuniu cerca de 800 alunos e professores na quarta-feira (21) para uma palestra com o presidente da Cohapar, Rafael Greca. Durante o encontro que manteve com os acadêmicos, Greca mostrou os programas que a Companhia vem desenvolvendo dentro dos princípios da construção e desenvolvimento de cidades sustentáveis, com o objetivo de preservar o meio ambiente e resgatar a dignidade das pessoas.
“Neste encontro quis compartilhar com os alunos da Universidade Tuiuti do Paraná a riquíssima experiência da Cohapar no seu programa de desenvolvimento e ecologia humana. Por isso, mesclei experiências de busca de uma cidade sustentável com a idéia de que se precisa fazer habitação para fazer uma cidade saudável”, explicou Rafael Greca.
Para ilustrar esta realidade, Greca também frisou a importância da constante atualização das cidades e investimentos em tecnologia para que não haja a estagnação do processo evolutivo. “As cidades não podem pensar apenas nas glórias do passado. Precisam olhar no espelho do passado com a vontade de planejar um futuro mais próspero”.
Mário Sérgio Cunha Alencastro, professor de gestão ambiental e política ambiental da Tuiuti, considerou que Rafael Greca enfatizou o tema ‘sustentabilidade das cidades’ com maestria. “Nós falamos muito de sustentabilidade, mas é difícil fazer a junção da sustentabilidade humana com a ambiental. A palestra agregou muito conhecimento aos alunos e trouxe credibilidade para a instituição, porque os alunos percebem que esse é um fórum de discussão que fica muito enriquecido com a presença do Greca, que é uma referência.”
Cunha Alencastro foi o idealizador da palestra em conjunto com a professora Cláudia Ruth Hirt Stachera. “Quando surgiu a oportunidade nós procuramos somar essa palestra com o conceito da Agenda 21 que nós trabalhamos aqui na universidade. Foi uma forma de passar aos alunos essa consciência política e a idéia da sustentabilidade de uma maneira diferente e produtiva”, disse Alencastro.
Ana Margarida de Leão Taborda, pró-reitora de promoção humana da UTP, ressaltou a importância da palestra para os alunos, ao lembrar que é uma palestra que motiva e conscientiza os alunos sobre a importância das cidades sustentáveis. “O presidente da Cohapar enfatizou a todos que temos que colocar o ‘pé na obra’, ir em busca do conhecimento. Aprendemos a necessidade de que cada um deve fazer a sua parte, cada um deve fazer o melhor pela cidade”.
AGENDA 21 - É um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente. Constitui-se na mais abrangente tentativa já realizada de orientar para um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, cujo alicerce é a sinergia da sustentabilidade ambiental, social e econômica, perpassando em todas as suas ações propostas.
PARTICIPANTES - Para a estudante do curso de Rádio e Televisão, Bruna de Oliveira, a palestra foi bastante construtiva porque, segundo ela, muitos pontos abordados, como o planejamento dos parques por exemplo, poucos conheciam. “E após entender como funciona o planejamento urbano da cidade, todos nós, curitibanos naturais ou de vivência podemos nos espelhar nos projetos e adotar procedimentos simples em nosso dia-a-dia. Procedimentos esses que fazem toda a diferença na hora de contribuir para o correto funcionamento de uma cidade sustentável, como, por exemplo, a separação do lixo doméstico, a preservação dos rios e suas encostas, a economia de água e luz e o consumo de produtos reciclados”, detalhou Bruna.
Cohapar reúne 800 estudantes para debater sustentabilidade das cidades
O presidente da Cohapar, Rafael Greca, mostrou os programas que a Companhia vem desenvolvendo dentro dos princípios da construção e desenvolvimento de cidades sustentáveis, com o objetivo de preservar o meio ambiente e resgatar a dignidade das pessoas
Publicação
21/05/2009 - 16:50
21/05/2009 - 16:50
Editoria