A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) está inovando na reforma de suas instalações. Ao invés de jogar os móveis velhos no lixo, promove a sua reciclagem. Já são mais de 30 peças reformadas e que estão em uso, e esta semana mais oito novas mesas foram integradas ao ambiente de trabalho.
A idéia partiu do presidente da Cohapar, Rafael Greca, que acredita que a reciclagem também é o caminho para o desenvolvimento humano. “Pessoas bem educadas aprendem desde cedo a não desperdiçar nada, ao contrário do que quer a perversa sociedade de consumo, que torna os pobres sempre mais pobres quando os obriga a descartar o máximo e aproveitar o mínimo”, enfatiza.
O trabalho de reciclagem é executado por oito pessoas da equipe de manutenção da Cohapar, lotados na Divisão de Administração e Serviços. Ulisses Xavier, coordenador da oficina diz que é gratificante para ele e para toda a equipe da manutenção ver a expressão das pessoas quando recebem os móveis novos. “Ninguém imagina como os móveis estavam antes da reforma”, afirma.
O funcionário Carlos Jorge Choinski é um dos mais envolvidos no projeto da Oficina de Reciclagem. “Estou aqui na Companhia há 7 anos e esta é a primeira vez que tomam uma atitude como esta”. Para ele, a idéia é boa porque reaproveita o material que antes ficava largado num canto. “Fico muito feliz quando as pessoas reconhecem o nosso trabalho. E é melhor ainda quando alguém solicita uma mesa, é sinal que estão gostando”, afirma.
Para o presidente da Cohapar a idéia é educar as pessoas contra o desperdício, não apenas dentro da Companhia, mas por toda a vida. “Nós estamos promovendo um mutirão contra o desperdício e a Cohapar ainda renova seus móveis”, finaliza.
Cohapar restaura e recicla móveis das suas instalações
Companhia de Habitação do Paraná promove oficina de reciclagem de móveis, que melhora a aparência dos escritórios, reaproveita materiais e prolifera a idéia de reciclagem entre os funcionários
Publicação
01/08/2007 - 16:50
01/08/2007 - 16:50
Editoria