A Companhia de Habitação do Paraná adotou uma série de medidas para reduzir custos internos e para a otimização do sistema de informática e telecomunicação da Companhia. A ação garantiu à Cohapar uma economia, como, por exemplo, nos custos com telefonia, que entre os meses de outubro e novembro reduziu os gastos em R$ 44 mil. A média desde de julho, quando foram implantadas as medidas, foi de 30% de economia.
Entre as medidas tomadas a partir de julho, houve a redução das ligações de telefones fixos para celulares e de ligações DDD. No próximo ano será implantado o sistema Voip, que vai permitir que o custo de ligações à distância seja reduzido para o custo de ligações locais entre a sede e as 13 regionais da Cohapar.
Outras ações também colaboraram com os bons resultados na atual gestão, como a redução de 16% da frota de veículos que operam em todo o Estado. João Carlos Baracho, diretor financeiro da Cohapar, afirma que o sucesso do trabalho deve-se também ao que foi construído pela gestão anterior, mas lembra “que há muito mais por ser feito”.
“Aquilo que economizamos está sendo revertido em melhorias na estrutura da empresa, dando aos funcionários maior qualidade em seus ambientes de trabalho, o que reflete também em um melhor atendimento aos nossos mutuários”, afirma o diretor Baracho.
A Companhia também está investindo na reestruturação e atualização da tecnologia empregada para acesso à internet. Desde dezembro, a rede de informática da empresa passou a operar por meio da fibra óptica. O novo sistema aumenta a estabilidade da conexão e facilita a comunicação dos usuários da Sede e dos Escritórios Regionais, otimizando custos da empresa. .
Pregão Eletrônico - Outras medidas também foram essenciais para o balanço positivo da Companhia, como a adoção da compra de materiais de construção via pregão eletrônico para registro de preços, inédito no Brasil na área habitacional. O primeiro pregão eletrônico reduziu em média 26,97% o valor total dos preços de 21 lotes de materiais de construção.
A diferença entre o valor máximo estabelecido (R$ 10,553 milhões) e os valores arrematados (R$ 7,705 milhões) ultrapassam R$ 2,8 milhões. As economias do Pregão Eletrônico para Registro de Preços podem ser comprovadas, por exemplo, no lote de Cal, que começou com preço máximo de R$ 429,072 mil e terminou com a melhor proposta de R$ 376,350, um custo de R$ 51 mil menor do que o preço estabelecido no edital eletrônico.
Já para o lote Acabamento, a diferença entre o valor máximo (R$ 609,596 mil) e o valor arrematado (R$ 379,499) representa economia de 37,75%. Outro exemplo é o item hidro-sanitários que iniciou o processo com valor máximo de R$ 404,354 mil e teve seu valor arrematado em R$ 200 mil, uma redução de 50,54%.
No caso do lote de elétrica, que começou com valor máximo de R$ 298,744 mil, a redução foi de 54,14%, finalizando o valor arrematado em R$ 137 mil. Já o item tintas obteve economia de 49,10%, cujo valor máximo era de R$ 1,909 milhão, foi arrematado por R$ 970.258 mil.
Para o item forro a redução entre o preço máximo (R$ 1,134 milhão) e valor arrematado (R$ 524,700 mil), a economia foi de 53,73%. No lote registros, a economia foi de 43,40% entre o máximo, que era de R$ 143,320 mil e o arrematado, que era de R$ 81,119 mil.
Outras reduções também foram significativas, como a de Equipamento de Proteção Individual - EPI (35,90%), esquadrias (24,34%), peças sanitárias (20,21) e reservatório (15,62%).
Metas na área habitacional - As metas estabelecidas para 2007 também foram superadas. A Companhia entregou quatro mil novas casas para paranaenses com renda mensal de até um salário mínimo, e outras 2.825 para famílias que recebem de dois a cinco salários, totalizando 6.825 habitações em todo o Paraná, 400 moradias a mais que em 2007. Este número indica que cerca de 27 mil paranaenses terminam o ano de 2007 com o sonho da casa própria realizado, de acordo com balanço da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).
Entre as ações voltadas aos mutuários e com o intuito de melhorar a arrecadação da Companhia, a Campanha “Bom Pagador: Pague em Dia, Melhore sua Moradia” foi sucesso de adesão entre os mutuários, que ao colocar em dia as prestações de suas moradias, adquiriam o direito de participar do sorteio de kits de materiais de construção para pequenas reformas em suas casas.
Além de beneficiar os mutuários, a campanha de arrecadação obteve sucesso, fechando outubro com índice de 99,18% da meta estabelecida para o mês. Dos 13 escritórios regionais, no referido mês, cinco obtiveram índices acima de 100% e os demais ficaram com índices acima de 90%.
Sobre o ano de 2007, Baracho lembrou que a assinatura do repasse de verbas do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) foi um marco na história da Companhia. “Com o repasse destes recursos, vamos executar um plano na Região Metropolitana de Curitiba para proteger os mananciais de água. É o maior trabalho de regularização fundiária, realocação das pessoas em área de risco e, principalmente, de preservação ambiental em execução no País”, afirmou.
Cohapar reduz despesas e realiza pregão eletrônico com economia de recursos
A Cohapar adotou uma série de medidas para reduzir custos internos e para a otimização do sistema de informática e telecomunicação da Companhia. A ação garantiu uma economia, nos custos com telefonia, que entre os meses de outubro e novembro chegou a R$ 44 mil.
Publicação
27/12/2007 - 17:10
27/12/2007 - 17:10
Editoria