O presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Rafael Greca, apresentou os projetos desenvolvidos pela Cohapar aos prefeitos da região Norte do Paraná. A reunião, realizada em Jundiaí do Sul, contou com a presença de prefeitos da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná) e da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), além de vereadores e secretários municipais da região e futuros mutuários da Companhia.
Durante o encontro, o prefeito de Jundiaí do Sul, Joel Rauber, entregou à Cohapar a escritura de um terreno de cerca de 15 mil metros quadrados para a construção de 39 casas - 19 destinadas para famílias que ganham até um salário mínimo, e as demais para as que têm renda entre três e cinco salários. “O projeto para este terreno já está pronto. É a partir daqui que começa o bairro novo de Jundiaí do Sul”, disse Greca.
Rafael Greca ainda anunciou que, em 2008, será possível construir outras 12 casas em vazios urbanos e mais quatro casas para pequenos produtores rurais do município. “Em 2008, a Cohapar pode chegar a 55 moradias na cidade, com diferentes financiamentos, tanto para as famílias mais carentes, quanto para as que têm renda mensal entre três e cinco salários mínimos.”
O prefeito Rauber enfatizou que as casas chegam no momento em que a economia local está em expansão. “A população está acreditando no município, que cresce cada vez mais. Nunca precisamos tanto de habitação como agora”, afirmou. Segundo ele, oferecer dignidade ao povo é uma das ações mais importantes de governo. “Nós nos sentimos orgulhosos de sermos paranaenses e sabermos que temos um governo Estadual que é parceiro dos municípios”, contou.
APRESENTAÇÃO – Durante o encontro, Greca mostrou aos participantes o programa de desenvolvimento social que a Companhia realiza em todo o Paraná. “Temos o nome de Companhia, mas não temos lucro, porque as pessoas só começam a pagar a prestação da casa quando mudam. Os gastos durante as obras são assumidos pelo governo do Paraná”, disse Greca, explicando que o Paraná é o único Estado em que o governo só começa a cobrar as prestações depois da conclusão das casas.
“A Cohapar é um instituto de desenvolvimento humano, o nosso lucro é o bem do povo. O governo faz o que pode para proporcionar uma vida digna a todos os paranaenses”, afirmou. O que mais motiva o trabalho da Companhia, segundo Greca, é saber que as pessoas vão deixar de pagar aluguel e investir na família.
O presidente da Amunorpi, Jorge Domingos de Siqueira, prefeito de Jaboti, disse que este contato entre prefeitos e Cohapar é fundamental para firmar mais parcerias. “São momentos como este que mostram que o governo do Paraná realmente se importa com a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Queremos continuar com este trabalho em conjunto e entregar cada vez mais casas para as pessoas mais necessitadas”.
O prefeito de Bandeirantes, José Fernandes da Silva, representando a Amunorp, disse que o encontro foi muito proveitoso para os prefeitos e também para os representantes do poder público municipal. “Rafael Greca esclareceu muitas dúvidas comuns a todos os prefeitos e nos incentivou a trabalhar com dedicação para oferecer uma vida melhor aos moradores das nossas cidades”.
Desde 2003, a Cohapar já entregou 18 mil casas em 988 empreendimentos em todo o Paraná. Somente no ano passado, 6.825 unidades habitacionais foram entregues, beneficiando 34 mil paranaenses.
A regional de Cornélio Procópio, que atende 41 municípios das regiões Norte e Norte Pioneiro, entregou 2.369 casas desde 2003 e tem mais 882 em obras e 315 já autorizadas. No total, os investimentos chegam a R$ 48 milhões e 3.566 casas.