Cohapar realiza cinco pregões eletrônicos em abril para compras de material

O primeiro ocorre nesta quinta-feira (3) na Regional de Curitiba, responsável pelo atendimento de 36 municípios
Publicação
01/04/2008 - 18:00
Editoria
A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) realiza em abril cinco pregões eletrônicos para registro de preços de materiais de construção. O primeiro ocorre nesta quinta-feira (3) na Regional de Curitiba, responsável pelo atendimento de 36 municípios. Os próximos acontecem nas Regionais de Francisco Beltrão (dia 9), Guarapuava (dia 15), Maringá (dia 22) e Paranavaí (dia 28), que somam mais 139 municípios. O sistema está sendo adotado por todas as 13 Regionais da Cohapar, objetivando a redução de custos na compra de bens e serviços. “A Cohapar tem a meta de construir 27.033 novas habitações em 2008 e essa é a grande oportunidade para os empresários paranaenses se tornarem fornecedores da Cohapar. Depois que todos os pregões forem realizados só poderemos comprar de quem foi registrado no sistema por ter apresentado melhor preço”, afirma o presidente da Cohapar, Rafael Greca. Com implantação do sistema, só serão fornecedores da Cohapar os empresários que apresentarem os melhores preços entre os concorrentes durante o processo do pregão eletrônico. Contudo, a habilitação desses fornecedores e preços não obriga à aquisição ou contratação, por parte do Estado, das quantidades licitadas. Serão registrados preços de 32 lotes de materiais de construção agrupados de acordo com sua especificidade e natureza. Para o cálculo dos itens que compõem cada um dos lotes foram considerados os empreendimentos em andamento e, também, os que serão iniciados nos próximos meses em cada uma das regionais. Além das melhorias no processo de aquisição de materiais e a redução nos custos operacionais, o novo sistema de aquisição ajudará a combater o desperdício de materiais e gastos com estoque, uma vez que a compra dos materiais será realizada de acordo com a real necessidade. O processo é conduzido pelo Departamento de Administração e Materiais, da Secretaria da Administração e Previdência, por meio do Sistema Banco do Brasil. Os preços registrados pelo sistema são válidos por 12 meses. Para participar do processo de licitação, os fornecedores devem ter o Certificado de Licitante do Estado (CLE). Aqueles que ainda não possuem deverão encaminhar a documentação necessária, de acordo com a relação contida no site www.pr.gov.br/compraspr, com no mínimo cinco dias úteis antes da data da abertura da licitação, para o Departamento de Administração e Materiais. Além disso, devem possuir também habilitação no Sistema de Licitações do Banco do Brasil. O cadastro pode ser realizado pelo site www.licitacoes-e.com.br. Os Editais dos Pregões Eletrônicos estão disponíveis na página www.pr.gov.br, ícone “Compras Públicas do Paraná”, ícone “Pregão Eletrônico”, pesquisa avançada, número da licitação, ou no site do sistema Banco do Brasil.