Mais de 6 mil pessoas do bairro Cajuru, em Curitiba, e de regiões próximas, foram atendidas neste fim de semana pelo mutirão de ações sociais promovido pelo governo do Estado por meio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), em parceria com o Provopar e apoio da Caixa Econômica Federal.
Foi durante a 31ª etapa do programa Ação Cooperar, que tem como objetivo aproximar o poder público das comunidades mais pobres, oferecendo serviços essenciais e de caráter imediato, como carteira de identidade e de trabalho. O Ação Cooperar já atendeu mais de 190 mil pessoas em todo Estado. Só em 2007, o mutirão prestou serviços para mais 36 mil paranaenses.
“O Ação Cooperar é parte de um programa de responsabilidade social desenvolvido pela Cohapar. O que nós pretendemos é fazer com que o governo esteja mais próximo de quem precisa de informações e serviços de cidadania”, explicou o presidente da Cohapar, Rafael Greca.
“A grande novidade desta etapa do programa é o serviço prestado pela Caixa Econômica Federal, que possibilitou que os moradores da região abrissem a Conta Fácil e fizessem o Cartão Cidadão, que identifica o cidadão na hora de receber os seus benefícios sociais”, ressaltou.
Ainda de acordo com Greca, o grande diferencial do Ação Cooperar é que o evento é realizado o mais próximo possível da comunidade. “Organizamos sempre dois ambientes, oferecendo à população serviços e informações do governo do Paraná, mas também oferecendo lazer e cultura”.
De acordo com Mário Roberto Werka, gerente-geral da agência Capão da Imbuia da CEF, a “Cohapar é um cliente da Caixa e, portanto, o banco não poderia deixar de participar do evento, principalmente pelo seu caráter social”. Werka explicou que, com o atendimento da Caixa, os moradores do Cajuru puderam abrir suas contas levando apenas a carteira de identidade e CPF.
“Ficamos satisfeitos em participar de um evento tão bem organizado como este. A estimativa é que tenham sido abertas cerca de 50 novas contas, além do Cartão Cidadão e outras informações que prestamos”, disse.
CIDADANIA - Para colaborar no desenvolvimento da cidadania dos curitibanos, a Cohapar e o Provopar, junto com outros parceiros, ofereceram 300 carteiras de identidade e 100 de carteiras de trabalho. Além disso, voluntários de diversos órgãos do governo do Paraná explicaram aos visitantes sobre o funcionamento de programas sociais, como o programa Leite das Crianças e a Tarifa Social da Água.
A diretora do Colégio Estadual Senhorinha de Morais Sarmento, Lauriane dos Santos Lima, afirmou que a realização de eventos de serviços sociais para a comunidade muito importante. “Tem que ser assim, estar junto com o povo, com as pessoas, ter o contato direto”, salientou.
Ainda segundo a diretora, às vezes as pessoas não sabem aonde ir ou como se informar sobre estes serviços, ou não vão pela falta de um vale-transporte. “Ações como estas, onde tudo está concentrado, faz com que o exercício da cidadania ocorra normalmente. Aqui não precisa de estresse, fila. A comunidade agradece, nós agradecemos”.
Sobre os serviços do governo do Paraná, Lauriane afirmou que foi a oportunidade de interagir com representantes de outras Secretarias de Estado. “Como cidadã, pude avaliar programas que eu não conhecia, como o da casa própria da Cohapar. Passando pelos estandes, conhecemos todos os programas e acabamos nos tornamos um agente de informação. Isso é importante: conhecer esse complexo de serviços e ser um agente de informação”, finalizou.
A professora e membro da Associação de Pais e Mestres do Colégio, Nilza Aparecida de Oliveira, disse que “iniciativas assim deveriam acontecer sempre, principalmente, porque muitas das pessoas que moram no bairro não têm condições de ir até o centro para fazer um documento ou buscar informações. Seja por falta de tempo, seja por falta de dinheiro”.
A 31ª etapa do Ação Cooperar foi realizada no Colégio Estadual Senhorinha de Morais Sarmento, das 9 Às 17 horas, contou também com brincadeiras para as crianças, apresentação de peças teatrais, shows artísticos com artistas da própria comunidade e também oficinas de robótica e arte. O encerramento do evento ficou por conta do grupo de Axé Balança Brasil e com a dupla William e Renan.
PARCEIROS - Os parceiros da Cohapar para a realização do Ação Cooperar no bairro Cajuru, em Curitiba, foram: Companhia de Informática do Paraná (Celepar); Companhia Paranaense de Energia (Copel); Defensoria Pública do Paraná; Batalhão de Polícia de Trânsito do Paraná (BPTran); Secretaria do Meio Ambiente do Paraná (SEMA); Ministério do Trabalho (DRT Curitiba); Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); Institutos de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem); Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR); Programa do Leite; Instituto de Oncologia do Paraná; Escola Paranaense de Cabeleireiros; Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Tuiuti do Paraná; Secretaria de Estado da Educação; Colégio Estadual Senhorinha de Morais Sarmento.
Cohapar leva serviços de cidadania para mais 6 mil pessoas em Curitiba
Mutirão ocorreu neste fim de semana no Cajuru, onde famílias do bairro e de regiões vizinhas puderam obter documentos e se cadastrar em programas sociais do governo do Paraná
Publicação
07/10/2007 - 16:30
07/10/2007 - 16:30
Editoria