A cidade de Jesuítas (Oeste do Paraná) recebeu neste sábado (21) a 28ª etapa do programa Ação Cooperar, um mutirão de cidadania e lazer promovido pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), em parceria com a Prefeitura Municipal. A estimativa da organização do evento é de que 4 mil pessoas tenham sido atendidas pelos serviços sociais do Governo do Paraná.
“Nossa intenção é aproximar cada vez mais o Governo do Paraná e os governos municipais, somando responsabilidades e beneficiando, prioritariamente, a população das cidades onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixo. É esta população é que mais necessita das políticas públicas do Governo do Estado”, explica João Arruda Júnior, diretor de Relações Institucionais Comunitárias da Cohapar.
O prefeito de Jesuítas, Aparecido José Weiller Júnior, que está licenciado do cargo, lembra que o governo do Paraná sempre colaborou com o município. “Desde que assumimos a prefeitura buscamos projetos de inclusão social. Estamos governando para quem mais precisa de governo e, para isso, nosso maior parceiro é o Governo do Estado. Sempre que reivindicamos sua colaboração, o governador Roberto Requião tem estendido sua mão amiga e tem nos ajudado”, afirma. “Jesuítas recebeu a última casa popular em 1991, no governo de Roberto Requião. Foi preciso que o Requião voltasse ao Governo do Estado para nós pudéssemos receber um novo projeto habitacional”, completa.
João Arruda ressalta que a missão da Cohapar vai além da construção de casas. “O Ação Cooperar é parte do projeto Cesta de Cidadania, da Cohapar. Nosso trabalho não é percorrer os municípios com baixo IDH levando apenas casas, mas também serviços essenciais e cidadania”, enfatiza Arruda. “A parte burocrática também tem que ficar clara para a população, que sabe que os programas sociais do Governo do Estado existem, mas muitas vezes desconhece como ter acesso. Essa é uma oportunidade para que a população possa participar”, afirma.
O prefeito licenciado Aparecido José Weiller Júnior destaca a importância de programas como o Ação Cooperar para a população mais carente. “Este projeto Cooperar é fantástico. É uma feira de serviços para a população e veio atender nosso projeto de inclusão social. Ou seja, traz cidadania às pessoas que mais necessitam, para a população carente”, diz. “Estou muito feliz e muito agradecido. Em nome de população de Jesuítas, digo muito obrigado ao Governo do Paraná, que tem sensibilidade e colabora para a melhoria na qualidade de vida das nossas famílias, da nossa população”, completa Weiller.
O prefeito em exercício de Jesuítas, Osmar José da Trindade, garante que a 28ª etapa do Ação Cooperar foi um sucesso. “É muito importante esse programa que nos permite levar à nossa população respostas para problemas que antes não conseguíamos dar conta. Os governos do Estado e do município ofereceram serviços sociais como confecção de identidades e carteira de trabalho, sempre com muita eficiência e organização”, afirma.
Além de oferecer serviços para a população, o evento também contribui para a geração de emprego e renda na cidade e região. De acordo com o coordenador do evento, José Alberto de Campos, cerca de 80 pessoas foram contratadas para trabalhar na organização do evento. O vigilante Cristiano Pinheiro dos Santos se mostra satisfeito com a oportunidade. “É uma oportunidade sempre boa para ganhar um dinheiro extra. E quem não fica feliz em ter um dinheirinho a mais?”, diz.
O município de Jesuítas (0,762) está em 109º lugar no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano no Paraná. A população estimada pelo IBGE (2006) é de 7.608 habitantes.
Evento – O Ação Cooperar em Jesuítas foi realizado no Ginásio de Esportes São Silvestre, das 10 às 17 horas. Durante todo o dia, quem visitou o evento teve acesso a serviços gratuitos e informações sobre os programas sociais do governo do Paraná e da Prefeitura do Município, como o Programa do Leite e Bolsa Família. Além disso, uma equipe do escritório regional da Cohapar de Cascavel prestou atendimento aos visitantes sobre como se tornar mutuário da Companhia.
O servidor municipal João Jesus de Matos, 56 anos, atendeu ao convite e compareceu ao evento, ficando muito satisfeito com o que encontrou. “O prefeito nos convidou para participar, então vim aqui prestigiar o evento. A festa está muito linda, pena que não vou poder ficar o dia todo”, disse.
A aposentada Maria do Carmo Souza Silva, 66 anos, moradora do distrito de Carajás, percorreu 12 quilômetros para acompanhar seu neto Paulo Renan Silva, 17 anos, que foi ao Ação Cooperar para fazer o documento de identidade. “O meu neto precisa tirar uma nova identidade porque os documentos dele foram feitos no Paraguai, onde ele morava. Como ele vem morar comigo para me fazer companhia, pois fiquei sozinha depois que meu marido faleceu, vai precisar do documento para poder estudar”, explicou.
Além dos documentos, foram realizadas atividades artísticas, com apresentação da dupla Rone e Renan, do Coral Municipal Vozes e Harmonia, dança de quadrilha da terceira idade e duplas sertanejas locais. A organização promoveu também um torneio de vôlei de areia e, para as crianças, recreações e brinquedos infláveis. Os participantes concorreram ao sorteio de prêmios doados pela Cohapar e pelo Provopar Ação Social.
Voluntários – Para o sucesso da 28ª etapa do Ação Cooperar a união de esforços dos voluntários de órgãos municipais e estaduais foi essencial. “Estamos na 28ª edição e sempre contamos com trabalho voluntário dos funcionários da Cohapar, do Provopar e outros órgãos do governo, que vêm proporcionar para estas pessoas mais carentes os serviços que o governo do coloca à disposição”, explica o coordenador do evento, José Alberto de Campos. “Estamos trabalhando com cerca de 150 voluntários que estão doando o seu dia, o seu sábado, para atender a comunidade”, completa.
Ação Cooperar – O programa do Governo do Estado vem sendo realizado desde 2005. Foram parceiros nesta edição a Companhia de Informática do Paraná (Celepar); Companhia Paranaense de Energia (Copel); Defensoria Pública do Paraná; Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Secretaria do Meio Ambiente do Paraná (Sema); Ministério do Trabalho (DRT) - Jesuítas; Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); Instituto de Identificação do Paraná (SESP); Departamento de Trânsito do Paraná (Detran); Institutos de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem); Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR); Programa do Leite (SEED, SESA, SEAB).