A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) realizou neste sábado (14), a 65° edição do programa ‘Ação Cooperar’, na cidade de Campo Largo. O evento, realizado em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Provopar, levou serviços de cidadania como emissão de carteiras de trabalho e identidade, corte de cabelo, apresentações artísticas, brincadeiras para as crianças e o sorteio de dois fogões e duas bicicletas.
“ A cidade de Campo Largo é uma das mais progressistas da grande Curitiba, ela acaba de receber a fábrica de motores da Fiat e também é um área de atuação da Cohapar no programa Minha Casa, Minha Vida.Nós temos 454 casas em projeto para serem construídas aqui. A presença do Governo na praça do museu em Campo Largo, com uma grande feira de serviços é também uma homenagem à esse povo trabalhador que trás tanto orgulho ao Paraná”, enfatizou Greca.
Para o vice- prefeito , Dante Vanin, o Ação Cooperar pode fazer a cidade de Campo Largo um lugar melhor para se viver. “ Esses serviços gratuitos faz com que os moradores possam exercer seu direito de cidadania. Pelo volume de pessoas presentes dá para notar a necessidade desses serviços, estamos pensando em fazer mais eventos como esse, trimestral ou semestral por ano. Em um único dia as pessoas conseguem fazer mais de quatro documentos, essa também é uma forma que a população tem para conversar e se relacionar com o Governo”, disse Dante.
O secretário de Assuntos Estratégicos, Carlos Andrade, afirmou que a importância dessa inclusão social é o resgate à cidadania. “ Aqui nós estamos disponibilizando documentos pessoais, cadastros de projetos sociais e o lazer para os moradores de Campo Largo. Esse sim é o verdadeiro respeito à população, nós estamos fazendo o possível para atender as necessidades de quem precisa”.
“As pessoas que já possuem seus documentos, muitas vezes não dá a devida importância, mas ainda existe muita gente nesse nosso país que necessita dessa oportunidade. Aqui temos pessoas de diversas áreas, diversos bairros e diferentes classes sociais ,com certeza todos estão muito felizes com essa ação social”, disse Carlos Andrade.
PARTICIPANTES- Para a estudante, Bianca Carlesco, o Ação Cooperar ajudou a facilitar a vida das pessoas. “É uma forma bem mais acessível para as pessoas poderem providenciar a sua documentação, principalmente para as pessoas mais carentes. Eu aproveitei essa oportunidade para fazer o meu título de eleitor”, disse Bianca.
Taís Cristina de Souza, 16 anos, foi até a feira para fazer o título de eleitor e a carteira de trabalho. “ Eu vim aqui para fazer a carteira de trabalho, pois me explicaram que se não tiver este documento não terei todos os benefícios que tenho direito. Essa feira é uma oportunidade única para nós que moramos aqui na, não precisamos nos deslocar e é tudo de graça”, afirmou Taís.
Ana Caranchenski levou o filho Robson José Riba, 12 anos, para fazer o documento de identidade. “Eu adorei esta oportunidade porque aqui tem muita gente que não tem condição financeira para fazer esses documentos, eu trouxe o meu menino para fazer a identidade e depois vou cortar o meu cabelo”, contou Ana.
Suzana Pereira e seu marido Gerson, foram até o Ação Cooperar para aproveitar os serviços disponíveis. “ Aqui eu consegui emprego, fiz massagem e adotei dois cães. Faz um ano que estou morando em Campo Largo e até agora essa foi a melhor coisa que vi aqui, essa Ação Cooperar deveria ter mais vezes ao ano”, salientou Suzana.
Cohapar leva cidadania aos moradores de Campo Largo
As pessoas puderam tirar carteira de trabalho, identidade e título de eleitor, tudo sem pagar nada. Além disso, assistiram apresentações artísticas e as crianças participaram de brincadeiras. Teve até sorteio de dois fogões e duas bicicletas. Alguns moradores conseguiram arrumar emprego durante a feira de serviços e outros aproveitaram para cortar o cabelo
Publicação
14/11/2009 - 17:15
14/11/2009 - 17:15
Editoria