O lançamento do projeto Casa Ação Cooperar, um espaço destinado ao desenvolvimento humano e apoio a associações comunitárias, marcou a 39ª etapa do mutirão de serviços gratuitos do Governo do Paraná – o Ação Cooperar, na Vila Osternack, em Curitiba. O evento foi realizado neste sábado (23), no Colégio Estadual Professora Iara Bergmann, das 9 às 17 horas, com organização da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio de diversos órgãos da administração estadual.
A Casa Ação Cooperar será a extensão do programa da Cohapar que, desde 2005, está sendo realizado em todo o Estado, levando aos paranaenses serviços gratuitos e essenciais no desenvolvimento da cidadania, como carteira de trabalho e identidade.
“A Casa Ação Cooperar é um espaço onde serão promovidos cursos profissionalizantes e de capacitação para associações de moradores. Nós queremos apostar cada vez mais naquilo que nos pede o governador Roberto Requião”, explicou o presidente da Cohapar, Rafael Greca. “A capacitação é o verdadeiro nome do emprego, o verdadeiro nome da emancipação social das pessoas. É por meio das associações de moradores que estreitamos a relação com a população mais carente e, portanto, é através delas que a Cohapar quer chegar com os programas de capacitação do Governo do Estado”, disse.
O projeto funcionará no espaço físico do escritório regional de Curitiba, com orientação da diretoria de Relações Institucionais Comunitárias, e terá seu trabalho voltado para a promoção da cidadania, aproximando ainda mais o governo estadual e a população mais carente. “A diretoria de Relações Institucionais tem o dever de estabelecer uma relação mais forte com a comunidade, inclusive, sendo interlocutora de outros programas, autarquias e secretarias de governo junto a comunidade”, explicou João Arruda, diretor do departamento.
“Estamos dando continuidade às ações que desenvolvemos durante as etapas do Ação Cooperar. Não queremos apenas vir ao bairro, prestar o serviço e não deixar mais nada. Queremos deixar um contato, um canal de comunicação, com um atendimento contínuo à população”, ressaltou.
O coordenador de Relações Institucionais e Comunitárias da Cohapar, José Alberto de Campos, explicou que a idéia de constituir um espaço dotado de estrutura permanente, surgiu em resposta a grande procura da população pelos serviços oferecidos pela Cohapar durante os mutirões Ação Cooperar, na sede da companhia. “A comunidade ia à diretoria e nós não tínhamos um espaço para atendê-los A proposta primeira é abrir portas para este povo, constituindo um local onde as pessoas possam procurar, por exemplo, apoio de profissionais como assistentes sociais, advogados”, explicou.
“A Casa Ação Cooperar vem em decorrência do próprio projeto que dá assistência para as comunidades mais pobres, portanto, irá servir como ponto de apoio às lideranças comunitárias de vários bairros de Curitiba e região metropolitana, inicialmente. A Casa servirá para aproximar ainda mais a comunidade e a Cohapar e, consequentemente, o governo do Paraná, facilitando o acesso aos serviços e informações”.
Evento – Durante a 39ª etapa do programa Ação Cooperar, na Vila Osternack, em Curitiba, a população teve acesso aos serviços gratuitos e as informações sobre o funcionamento dos programas sociais do governo do Paraná. Foram emitidas carteiras de identidade e trabalho, realizadas coletas de amostra de sangue de doadores de medula óssea, atendimentos de diversas secretarias da administração estadual, além de eventos artísticos e culturais.
O líder comunitário Zezinho do Bairro Novo afirmou que a “parceria firmada entre a Associação de Moradores e a Cohapar há um ano é excelente para o bairro, já que promove inclusão social aos moradores da região que é bastante carente”.
O diretor do Colégio Estadual Professora Iara Bergmann, Paulo Antonio Ferreira, falou sobre sua satisfação em contribuir para a realização do evento. “Fico muito feliz porque este evento também promove a aproximação da comunidade com a escola. Este evento é muito importante para a comunidade que tem carência grande em todas as áreas como saúde, segurança e educação”, disse. “Estes serviços oferecidos aqui facilitam o acesso das pessoas ao emprego, o que contribui para a diminuição da insegurança da comunidade”, lembrou.
E foi a facilidade de acesso aos serviços do governo que levou o aposentado Benno Rogelin, 75 anos, a procurar o mutirão da Cohapar. “Todos os meus documentos caíram na água e agora não aceitam mais a identidade porque não dá para ver a foto. Vim de longe para ver se consigo fazer novos documentos”, contou.
A dona-de-casa Kátia Denise de Paula (22), moradora da Vila Osternack, ressaltou a diversidade de serviços e atividades oferecidos durante o evento Ação Cooperar. “Além dos serviços que são prestativos para a comunidade, como os que as pessoas podem colocar em dia as contas da luz, tem a conscientização de como limpar o meio ambiente, economizar água e a população precisa dessa ajuda e conscientização”, disse. “Além disso, tem bastante brincadeiras para as crianças e é legal porque reúne todo mundo e é um sábado agradável”.
Na 39ª etapa do Ação Cooperar, os visitantes contaram com atrações artísticas locais, como a dupla Alisson e Liedson, grupo Tranco Fandangueiro, além de teatro com a Companhia de Teatro de Bonecos Dada, teatro sobre tabagismo, apresentação do grupo de dança Balança Brasil e show de Willian e Renan. Também foram realizados sorteios de brindes doados pelo Provopar Ação Social.
Cohapar lança projeto Casa Ação Cooperar durante feira de serviço
Será um espaço onde serão promovidos cursos profissionalizantes e de capacitação para associações de moradores. O lançamento do programa foi neste sábado (23), na Vila Osternack, em Curitiba
Publicação
23/02/2008 - 18:50
23/02/2008 - 18:50
Editoria