A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) completa, nesta sexta-feira (05), a entrega de casa própria a 7.975 famílias, em Maringá. O presidente da companhia, Luiz Cláudio Romanelli, entrega mais um conjunto habitacional do programa Casa da Família, às 15h, ao prefeito Sílvio Barros II.
A Cohapar já realizou 68 empreendimentos pelos programas Casa da Família, Casa Feliz e Conjunto Mutirão, além residências convencionais e unidades para zeladores de escolas estaduais. O metalúrgico Clarindo da Silva, 36 anos, dois filhos, é um dos beneficiados com a nova moradia, ao lado de outros 19 mutuários e chefes de família, que até então pagavam aluguel.
As moradias – O conjunto foi construído no Jardim Universo, com recursos do Fundo de Garantia sobre Tempo de Serviço (FGTS), por meio da Caixa Econômica Federal. Feitas em alvenaria, as moradias contam com diferentes áreas construídas: 40, 44, 52 e 63 metros quadrados. São compostas por dois ou três quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda. Os mutuários são de famílias com renda máxima de três salários mínimos e que não possuem outro imóvel. Eles pagarão prestações abaixo de 20% da renda familiar.
Pela Casa da Família, o principal programa de habitação popular do Governo do Paraná, o mutuário pode escolher entre cinco projetos arquitetônicos em cada tamanho de casa. A construção obedece ao sistema de gestão comunitária. Desta forma, a residência é viabilizada de acordo com o desejo e as necessidades de cada família. Os recursos para a construção são liberados em parcelas e conforme o cronograma físico-financeiro da obra e sua execução. Os municípios doam terreno e infra-estrutura.