Cohapar investe R$ 4 milhões para a construção de 288 casas em Cascavel

Com a conclusão do empreendimento Sanga Funda, o Governo do Paraná, terá feito 2.480 casas nos 50 municípios da regional da Cohapar no Oeste
22/06/2009 - 13:00
O presidente da Cohapar, Rafael Greca, e o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, vistoriaram no fim de semana (20 e 21), o canteiro de obras de 288 moradias para famílias de baixa renda, no bairro Sanga Funda, que deverá ser entregue no início do próximo mês. Os investimentos são do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do Tesouro Estadual e somam mais de R$ 4,2 milhões. “É com alegria que constatamos que as obras estão na fase final, a rede de eletricidade já está licitada e a maior parte da drenagem também foi feita. Estamos ‘ajustando os ponteiros’ para entregarmos esse novo bairro para Cascavel no próximo mês”, afirmou Greca. Com a conclusão do empreendimento Sanga Funda, o Governo do Paraná, terá feito 2.480 casas nos 50 municípios atendidos pelo escritório regional da Cohapar no Oeste. “São 125 empreendimentos da região feitos pelo Governo do Paraná, atendendo a mais de 11 mil pessoas”, disse o presidente da Cohapar. O conjunto habitacional é composto por sobrados, casas individuais e geminadas, com 40 metros quadrados. Cada casa tem dois quartos, sala, cozinha e banheiro. As famílias, que atualmente vivem em área de risco de ocupação irregular, vão pagar prestações médias de R$ 50, durante 72 meses. “A causa da habitação é a causa da família brasileira”, declarou Greca. De acordo com ele, quando uma família deixa de ser dependente do aluguel para ter a casa própria, pagando a prestação do seu próprio endereço, a família começa a ter cidadania, com ligação à rede de água, esgoto, luz e com endereço numa rua da cidade. “Enquanto se está num barraco, numa favela, não se tem de maneira nenhuma o acesso à cidadania”, completou. PARCERIA – Segundo o prefeito Edgar Bueno, a negociação para a aquisição da área foi feita durante sua primeira administração em Cascavel. “Na época, iniciamos a infraestrutura e agora, vemos a obra praticamente concluída graças à parceria bem-sucedida com a Cohapar, a Caixa Econômica Federal e a participação das famílias que aqui virão morar. É uma ação de governo compartilhada”. O prefeito disse que a ação de governo na construção de casas é fundamental para famílias de menor renda. “Muitas vezes essas famílias pagam seus aluguéis com dificuldade, em outros casos, vivem em áreas ocupadas em condições precárias e, que agora, passam a sonhar em entrar numa casa digna, coberta com telhas, feita com capricho, material de primeira e muita qualidade, num bairro que terá toda infraestrutura do município. Eles terão a oportunidade de dar um passo na conquista de uma vida melhor para seus filhos”, declarou o prefeito de Cascavel. O governo do Paraná, neste momento, constrói mais de 9 mil casas em todo o Estado, das quais 3.500 são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na Região Metropolitana de Curitiba, e as demais são nas cidades do interior, dando sempre a preferência para famílias com renda de até três salários mínimos. “São as famílias mais pobres que mais precisam de governo. Essa é a prioridade do governador Requião”, afirmou Greca.