A diretoria da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), durante reunião com o setor de arrecadação, decidiu intensificar as ações contra os mutuários que não pagam as prestações da casa própria em dia. Hoje, a empresa tem mais de R$ 115 milhões para receber, sendo que mais de 60% representam juros e correção monetária. Com este valor seria possível a construção de 5,8 mil casas populares.
“A inadimplência da Companhia é de 30% e precisamos recuperar estes valores. Ainda este ano vamos ajuizar mil ações judiciais, em todas as regiões do Estado, para recuperar pagamentos atrasados”, destacou o presidente Everaldo Moreno.
A maioria dos inadimplentes perante a Companhia é de mutuários que estão com mais de 25 prestações atrasadas. “Temos casos em que o mutuário deixa de pagar uma prestação de R$ 30, mas tem carro na garagem, constroi uma piscina. Isso significa que a pessoa tem condições de pagar e nós vamos cobrar”, explicou o chefe da divisão de arrecadação, Luiz Roberto Gonçalves.
A Cohapar abre renegociação das dívidas para os mutuários que desejarem quitar seus débitos, segundo explica Moreno. “A partir de agora todos serão notificados e se a situação não for resolvida será feita a retomada do imóvel. É inadmissível que mutuários tenham mais de 100 prestações atrasadas e nada aconteça”, afirma.
Recuperar créditos de mutuários inadimplentes significa tornar disponíveis recursos que podem ser aplicados na construção de novas moradias. “Desta forma podemos mudar a realidade social do nosso Estado, e vamos possibilitar que famílias carentes tenham acesso à casa própria, assim como estas que não pagam suas prestações em dia e já tiveram uma oportunidade”, disse Moreno. “Vamos fazer cumprir as ações de reintegração de posse já em andamento, pois desta forma recuperamos os ativos da empresa e ainda reconhecemos e incentivamos as pessoas que se esforçam para pagar tudo em dia”, destacou o presidente da Companhia.
A Cohapar disponibiliza atendimento em todos os municípios do Paraná onde há conjuntos habitacionais. Mas, para os mutuários que têm dificuldades de deslocamento, há o serviço de teleatendimento, com discagem gratuita (0800 645 0055), que funciona das 07h30 às 19 horas. Por meio deste serviço ainda é possível esclarecer dúvidas referentes ao financiamento habitacional e receber em casa o boleto para quitação das prestações em atraso.
“A inadimplência da Companhia é de 30% e precisamos recuperar estes valores. Ainda este ano vamos ajuizar mil ações judiciais, em todas as regiões do Estado, para recuperar pagamentos atrasados”, destacou o presidente Everaldo Moreno.
A maioria dos inadimplentes perante a Companhia é de mutuários que estão com mais de 25 prestações atrasadas. “Temos casos em que o mutuário deixa de pagar uma prestação de R$ 30, mas tem carro na garagem, constroi uma piscina. Isso significa que a pessoa tem condições de pagar e nós vamos cobrar”, explicou o chefe da divisão de arrecadação, Luiz Roberto Gonçalves.
A Cohapar abre renegociação das dívidas para os mutuários que desejarem quitar seus débitos, segundo explica Moreno. “A partir de agora todos serão notificados e se a situação não for resolvida será feita a retomada do imóvel. É inadmissível que mutuários tenham mais de 100 prestações atrasadas e nada aconteça”, afirma.
Recuperar créditos de mutuários inadimplentes significa tornar disponíveis recursos que podem ser aplicados na construção de novas moradias. “Desta forma podemos mudar a realidade social do nosso Estado, e vamos possibilitar que famílias carentes tenham acesso à casa própria, assim como estas que não pagam suas prestações em dia e já tiveram uma oportunidade”, disse Moreno. “Vamos fazer cumprir as ações de reintegração de posse já em andamento, pois desta forma recuperamos os ativos da empresa e ainda reconhecemos e incentivamos as pessoas que se esforçam para pagar tudo em dia”, destacou o presidente da Companhia.
A Cohapar disponibiliza atendimento em todos os municípios do Paraná onde há conjuntos habitacionais. Mas, para os mutuários que têm dificuldades de deslocamento, há o serviço de teleatendimento, com discagem gratuita (0800 645 0055), que funciona das 07h30 às 19 horas. Por meio deste serviço ainda é possível esclarecer dúvidas referentes ao financiamento habitacional e receber em casa o boleto para quitação das prestações em atraso.