A Companhia de Habitação do Paraná passa a integrar o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). A posse foi realizada neste mês, em Brasília, durante reunião do Conselho das Cidades (ConCidades), órgão que atua junto ao Ministério das Cidades na implementação da política de desenvolvimento urbano do país.
“Este é um Conselho que discute, aprova, acompanha e sugere medidas para a aplicação dos recursos dos temas ligados ao FNHIS”, explica Rosangela Curra Kosak, diretora de Projetos da Cohapar, eleita por voto direto pelos membros do Conselho das Cidades, para ocupar a segunda vaga que é preenchida por um dos Estados da Federação.
A diretora de Projetos da Cohapar também tem participação no Comitê de Habitação do Conselho das Cidades e no ano passado foi eleita diretora da região Sul na Associação Brasileira de Cohabs e Assemelhadas (ABC) para o biênio 2007/2009
O período de mandato do Conselho Gestor é de três anos, sendo que no primeiro ano e meio será com a representação do Paraná e o restante terá o estado do Pará como representante. O Conselho Gestor do FNHIS é composto de 24 conselheiros que representam segmentos relacionados com a questão da habitação no Brasil.
“A indicação para ser membro do Conselho Gestor do FNHIS é muito importante para o Paraná”, ressalta Rosangela. Segundo ela, é nesse órgão que todos os recursos da política habitacional são viabilizados pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. “O Fundo vai referendar todos os projetos e obras que beneficiarão os estados e município do país”, destacou.
“Fiquei muito feliz, pois isto representa o trabalho de resgate social executado pela Cohapar, que é o melhor retrato das políticas de desenvolvimento humano do governador Requião no interior do Estado”, disse o presidente da Cohapar, Rafael Greca.
A Cohapar também tem a diretora de Projetos no Conselho Nacional das Cidades, nomeada pelo governador Roberto Requião, para representar o Paraná na área de habitação e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Neto, no setor de saneamento.
O ministro das Cidades e presidente do Conselho, Marcio Fortes, classificou como “brilhante” o mandato que se encerrou e deu as boas-vindas aos novos conselheiros. O ministro lembrou os êxitos do ConCidades, como a participação decisiva dos conselheiros na discussão, elaboração e aprovação do marco regulatório do Saneamento (Lei 11.445/07) e do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (Lei 11.124/05).
Participaram da cerimônia de posse o ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, o presidente da República em exercício, José Alencar, a secretária do Patrimônio da União, Alexandra Reschke, o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda e a secretária nacional de Habitação, em exercício, Júlia Santa Rosa e a presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, Ângela Amim, além dos conselheiros do ConCidades.
Cohapar integra Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social
“Este é um Conselho que discute, aprova, acompanha e sugere medidas para a aplicação dos recursos dos temas ligados ao FNHIS”, explica Rosangela Curra Kosak, diretora de Projetos da Cohapar
Publicação
16/07/2008 - 17:50
16/07/2008 - 17:50
Editoria