A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) emitiu ordem de serviço para execução de 27 unidades habitacionais em Porto Amazonas, a 96 quilômetros de Curitiba. Esta obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será executada através de recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). As famílias moram em barracos no bairro Matadouro e na Vila Reis e em áreas sujeitas a enchentes.
Serão investidos R$ 574 mil na construção do conjunto habitacional que vai atender famílias que ganham, preferencialmente, um salário mínimo. “As obras devem começar nos próximos dias”, informa o presidente da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), Rafael Greca.
“Nesta semana será feita a demarcação do terreno e logo em seguida a obra começa”, afirma. Segundo Greca, cerca de 80% da mão de obra utilizada será da região. “A obra começa com 10 funcionários e vamos usar pessoas do próprio local para atuar na construção”.
EMPREGOS – Rafael Greca disse que a obra além de ajudar a comunidade, vai gerar empregos na região. “Participar deste processo de mudança da população para uma área segura, com uma moradia digna, é uma imensa satisfação, contribuindo para a melhoria no padrão de vida desta parcela do povo paranaense.”
Todas as casas serão construídas totalmente em alvenaria, seguindo os modelos arquitetônicos da Cohapar, e têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro. “As moradias da Cohapar são projetadas para que as pessoas tenham facilidade para aumentá-las no futuro. São todas muito simples, mas com muita qualidade”, destacou o presidente da Cohapar.
FNHIS – Em todo o Estado são 15 municípios contemplados com verbas do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. Já estão em obras os empreendimentos nos seguintes municípios: Guarapuava, Castro, Quedas do Iguaçu, Mangueirinha, União da Vitória, Fazenda Rio Grande, Pitanga, Cândido de Abreu, Santa Maria do Oeste e Cambará. Estão em processo de licitação os projetos de Almirante Tamandaré, Apucarana, Cambé e Campo Largo.