Cohapar informa e orienta prefeitos durante interiorização de Governo

10/06/2010 - 19:18
Prefeitos e lideranças políticas de 93 cidades que integram a macro região Norte do Paraná estiveram, nesta quinta-feira (10), participando da quarta etapa da interiorização do governo, realizada em Londrina. A cidade se transformou em capital administrativa do Paraná nos dias 10 e 11.
Num dia de intensa movimentação, mais de duas mil pessoas se mobilizaram para as mais diversas ações administrativas. A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), juntamente com toda a equipe de governo, ocupou as salas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), para dar atendimento a todos que buscaram informações e orientações sobre os programas e ações habitacionais.
O presidente da Cohapar, Everaldo Moreno, e os gerentes dos escritórios regionais de Londrina, Apucarana e Cornélio Procópio, atenderam várias lideranças. “Nós tiramos dúvidas, efetuamos esclarecimentos e demos orientações a todos que buscaram informações sobre os programas habitacionais. Essa é uma prática de governo que traz mais perto da população o governo como um todo”, observou Moreno.
Segundo ele, a interiorização proporciona aos prefeitos, lideranças políticas e sociedade organizada, um acesso mais eficiente junto aos órgãos do Estado além de tornar mais positivo os resultados e encaminhamentos das solicitações. “É uma maneira de dar uma dinâmica melhor nas ações governamentais”, disse.
Moreno explicou que atualmente a Cohapar está retomando as obras de 3.800 casas no interior do Paraná. Desse total, 1.298 estão concentradas nas regiões de atuação dos escritórios regionais de Londrina, Cornélio Procópio e Apucarana. “Só nesses escritórios o governo do Estado e Federal, estão investindo mais de R$ 29 milhões em moradias”, afirmou ele.
VISTORIA - nesta sexta-feira (11), o presidente da Cohapar faz um roteiro pelos municípios de Cambé, Jaguapitã, São João de Ivaí e Cruzmaltina, para visitar os canteiros de obras e autorizar a retomada das construções. Em Jardim Alegre, Moreno anuncia a construção de 14 moradias para famílias de baixa renda.
“Na Região Metropolitana de Curitiba, estamos com mais 3.500 moradias em andamento, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Serão mais de 14 mil pessoas que sairão das áreas de risco, para um lugar seguro e seco”, afirmou Moreno, ao concluir que “isso está sendo possível graças à determinação e sensibilidade do governador Orlando Pessuti que deseja ver todas as obras concluídas ainda este ano”.