O gerente nacional de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal, Tácito Quadros Maia, e o presidente da Cohapar, Rafael Greca, visitaram nesta quarta-feira (7) as primeiras casas prontas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Paraná, em Campo Magro, Região Metropolitana de Curitiba. “Este é um dos projetos do PAC mais humanos que já visitei. A preocupação com a diversidade de modelos, variedade de cores e distribuição nas quadras proporciona não só uma vida digna às famílias, mas também o bem-estar das pessoas. A Cohapar humanizou este projeto”, enfatizou Maia. As famílias beneficiadas vivem na favela às margens do rio Bambeca.
Maia e Greca, acompanhados de técnicos da Cohapar e da Caixa, visitaram duas das seis áreas onde estão sendo executadas as obras do PAC do município, que têm previsão de serem concluídas até o final deste ano. “Eu saio de Campo Magro com a sensação de que o dever começa a ser cumprido. Olhar estas casas prontas para receber as famílias que hoje estão morando em favelas, em condições precárias de vida, proporciona uma satisfação inexplicável. Devo isso à dedicação da equipe da Cohapar, do empenho do governo do Estado e de todos os funcionários que estão construindo estas moradias”, destacou Greca.
O projeto de Campo Magro está incluído na urbanização de favelas das microbacias dos rios Passaúna e Ribeirão Bambeca, no qual os governos federal e estadual investem R$ 13,2 milhões. No total serão 388 casas, que vão atender a uma população que mora em barracos na beira e próximo às áreas de risco de enchentes do afluente do Rio Passaúna, chamado de Rio Bambeca. Além disso, há ainda 42 regularizações fundiárias, recuperação ambiental com a construção de parques e áreas de lazer e obras de infraestrutura.
Fábio Cassali, gerente regional de Desenvolvimento Urbano e Rural (GDUR), que acompanha o desenvolvimento de todos os projetos do PAC desenvolvidos pela Cohapar, mostrou-se satisfeito. “Hoje eu estou avaliando as primeiras casas do PAC do Paraná e vejo que é um projeto muito bem montado, com ótimo acabamento, e que está sendo executado dentro do cronograma, num tempo excelente. Isso é mérito da Cohapar”, afirmou.
Incentivo – Durante a visita, Maia fez questão de enfatizar aos funcionários da obra, que estavam em treinamento, a importância do trabalho que estão executando. “Qual é a profissão de vocês?”, perguntou. Ao ouvir o detalhamento de cada profissional, Maia afirmou: “A profissão de vocês é a de construtores de sonhos. São pessoas que estão mudando a vida de famílias. Isto é exemplar e jamais deverá ser esquecido por vocês, pois as casas da Cohapar construídas por vocês, em comparação com as de outros estados, são as melhores que tenho visto”.
Cohapar humanizou o projeto do PAC de Campo Magro, diz dirigente da Caixa
O gerente nacional de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal, Tácito Quadros Maia, e o presidente da Cohapar, Rafael Greca, visitaram, nesta quarta-feira (7), as primeiras casas prontas do projeto
Publicação
08/10/2009 - 10:30
08/10/2009 - 10:30
Editoria