A Companhia de Habitação do Paraná garante, em 2008, a realização do sonho da casa própria a mais 1.379 famílias do Estado com a adesão ao Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), do Ministério das Cidades. A adesão da Cohapar ao programa do MC vai garantir atendimento a mais 6,8 mil pessoas, em 77 municípios paranaenses. Com o subsídio do governo Federal, por meio do PSH, a Cohapar garantiu investimentos no valor total de R$ 20,4 milhões. Do total de habitações, 780 são casas rurais e 599 urbanas - 409 em pequenas cidades e 190 na Grande Curitiba.
O presidente da Cohapar, Rafael Greca, lembra que a adesão do Paraná ao PSH foi reafirmada no momento em que a Companhia comemora seus 43 anos, completados na quarta-feira (14). “Com a força da política social do governador Requião, acabo de reafirmar a nossa entrada no Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social 2008. A história de resgate social da Cohapar, que tem tradição em atendimento ao povo mais humilde do Paraná, continua prosperando em mais 77 municípios, como em Guaraqueçaba, São João do Ivaí, Paranaguá e Santa Cruz do Monte Castelo”, comemorou.
“Vamos atender famílias merecedoras de resgate social na cidade e no campo. Continua a nossa bela história Cohapar, agora com capítulos novos de bondade e trabalho honesto em favor dos mais pobres”, concluiu Greca.
O programa tem como objetivo oferecer acesso à moradia a cidadãos de baixa renda por intermédio da concessão de subsídios. Estes subsídios são concedidos no momento em que o cidadão assina o contrato de crédito habitacional junto às instituições financeiras habilitadas a operar no programa.
CONSOLIDAÇÃO - “A proposta da Cohapar para adesão ao programa do Ministério das Cidades foi enviada no dia 28 de abril e na quarta-feira (14) o que fizemos foi celebrar o novo programa, em presença do prefeito de Guaraci que representou todos os prefeitos das 77 cidades contempladas com as novas casas de resgate social”, explicou o presidente da Companhia.
O município de Guaraci, na região do Norte Pioneiro, será contemplado com 31 novas casas. O prefeito Sidnei Dezoti afirmou que o momento é especial e que a notícia do recebimento das habitações marca a união dos governos municipal, estadual e federal. “Este é um momento especial porque mostra a união das forças. Vamos continuar realizando sonhos, dando teto para mais 31 novas famílias, como já fizemos com as 17 famílias beneficiadas no programa Vazios Urbanos”, ressaltou.
Os recursos do PSH são do Orçamento Geral da União (OGU) e a contrapartida do estado. O subsídio é para pessoas físicas com rendimento familiar mensal bruto não superior a R$ 1.140,00.
VAZIOS URBANOS - O programa Vazios Urbanos tem como finalidade principal adensar a ocupação dos municípios paranaenses, seguindo as diretrizes da boa urbanização, expressas no Estatuto das Cidades. As casas são construídas em locais com arruamento, água e luz instaladas, racionalizando gastos das prefeituras com investimentos em infra-estrutura.
O programa é executado na forma de parceria entre a Cohapar, Caixa Econômica Federal, Prefeituras e Comunidade organizada, com financiamento da Caixa Econômica Federal, através do Programa Imóvel na Planta – Recurso FGTS nas modalidades Hipoteca e/ou Alienação Fiduciária e Caução.