A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) apresenta baixo risco de crédito para atuar como agente financeiro do programa de Crédito Solidário. A avaliação é da Austin Rating, de São Paulo, uma das mais renomadas empresas de análise de risco de crédito do país. A medição foi solicitada pela Cohapar como parte da documentação necessária para habilitação como agente financeiro a ser enviada nos próximos dias à Caixa Econômica Federal.
“O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating atribuiu a nota BBB+, que reflete a capacidade de pagamento da Companhia de Habitação do Paraná para atuar como agente financeiro”, diz o texto da avaliação. A classificação BBB é aplicada a empresas que têm “obrigações protegidas por boas margens de cobertura para o pagamento de juros e, principalmente, obrigações suportadas por garantias seguras e risco baixo”.
A avaliação de rating é uma classificação de risco, que expressa a capacidade de uma empresa de honrar seus compromissos de juros e amortização do principal até o vencimento final. As notas vão de AAA, para empresas com “risco quase nulo”, a C, que indica “risco altíssimo”. Os sinais de mais e menos identificam uma melhor ou pior posição na mesma escala de rating.
A classificação obtida pela Cohapar é considerada boa, principalmente por ser a primeira avaliação de risco feita pela empresa. “Controlada pelo governo do Paraná, a Cohapar tem atuado de forma condizente ao cumprir com o propósito de sua criação, que é facilitar a aquisição de imóvel próprio pela população de baixa renda, ao mesmo tempo que se mantém superavitária, diferentemente da maioria das empresas de crédito imobiliário”, afirma a avaliação da Austin Rating.
Agilidade – “A habilitação como agente financeiro tornará a Cohapar mais ágil no atendimento da demanda por habitação no Paraná”, explica o presidente Luiz Claudio Romanelli. Se for aprovada, a Cohapar poderá administrar os recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), ao qual o programa de Crédito Solidário é vinculado.
Isso significa que o dinheiro para a construção da casa própria será repassado diretamente pela Cohapar ao mutuário. Atualmente, a Cohapar negocia a liberação de recursos junto à Caixa, principal agente financeiro da habitação no País.
A Cohapar já atuou como agente financeiro desde sua fundação, em 1965, até o final da década de 1980, quando foi extinto o Banco Nacional da Habitação (BNH). A mudança na legislação definida na época tornou a Caixa o agente operador dos recursos destinados à habitação popular.