O presidente da Cohapar, Rafael Greca, realiza, a partir desta sexta-feira (21), reuniões com os prefeitos dos 14 municípios que assinaram os primeiros contratos para construção de moradias pelo “Minha Casa, Minha Vida”. A intenção das reuniões é tornar mais rápido o início das obras das 2.694 casas, que tiveram seus contratos assinados pelo governador Roberto Requião, Cohapar, Caixa Econômica Federal e prefeituras, na terça-feira (18), na Escola de Governo.
“A importância destas visitas é dar continuidade ao trabalho conjunto da Cohapar, municípios e demais órgãos do Governo, que, em apenas três meses, viabilizou um número tão expressivo de casas”, explicou Greca. “Mais do que nunca, o acompanhamento da Cohapar se faz fundamental, já que elaboramos os projetos urbanísticos (PU) para todas as áreas e precisamos ceder o conhecimento da nossa equipe técnica para as respectivas execuções.”
As cidades beneficiadas com o programa são: Bocaiúva do Sul (65), Almirante Tamandaré (187), Balsa Nova (131), Piraquara (345), Campina Grande do Sul (195), Araucária (145), Contenda (51), Mandirituba (103), Lapa (277), Campo Largo (454), Cerro Azul (103), Tunas do Paraná (60), Maringá (172) e Irati (406). Do total de moradias, 1.350 são direcionadas às famílias com renda mensal de até três salários.
A primeira reunião de trabalho será realizada com o prefeito Dalton Luiz Moura e Costa, de Cerro Azul, onde a prefeitura foi contemplada com 108 casas. “Além do acompanhamento técnico do projeto, também nos colocamos à disposição dos municípios que necessitarem de esclarecimento sobre a realização dos processos licitatórios, já que as cidades contempladas serão responsáveis por esta etapa”, completou Greca.
LICITAÇÃO - Os 14 municípios receberam um CD da Caixa com todas as instruções para realizar as licitações. De acordo com as regras, cada um deles vai abrir o processo de licitação chamando as construtoras. Após a contratação da vencedora do processo, a documentação será encaminhada à Caixa.
Na próxima semana serão realizadas reuniões diárias com as demais cidades. Além deste trabalho, a Cohapar, junto ao demais órgãos que foram o Comitê Estadual do programa, continuam a estudar outras áreas para o “Minha Casa” na RMC e interior do Estado.
PROGRAMA NO PARANÁ - O “Minha Casa, Minha Vida” prevê a construção de um milhão de moradias em todo o país e 44.172 unidades no Paraná. Destas, 32.173 casas poderão ter seus projetos coordenados pela Cohapar, sendo que 12.202 serão construídas na Região Metropolitana de Curitiba e 19.971 em cidades com mais de 100 mil habitantes.
Ainda segundo ele, o Paraná está entre os Estados em que este programa encontra-se mais avançado. Do total de áreas viabilizadas para a construção de moradias nos 14 municípios, 723 eram da Cohapar (406 em Irati, no bairro Vila São João, e 114 em Araucária, no Jardim Condor). Outras 113, localizadas em Piraquara, no bairro São Roque, eram de propriedade da Secretaria de Saúde do Estado.
“As 2.694 casas que a Cohapar viabilizou pelo programa Federal são resultado de um esforço conjunto da mesa de planejamento estadual, que tem funcionado na nossa sede semanalmente, com a presença de representantes da Copel, Sanepar, Caixa, Suderhsa, IAP, Sedu, Comec, Mineropar e Cohapar”, disse Greca.