O presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Rafael Greca, estuda a pavimentação com paralelepípedos de alguns projetos da Cohapar na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo Grega, a pavimentação feita com este material não quebra, não faz buracos, além de ser bastante permeável e oferecer durabilidade incomparável. “Se temos pedra e indústria de pedras no Paraná, porque não utilizá-las?”, questiona presidente da Cohapar.
O assunto foi discutido na prefeitura de Quatro Barras, também na Região Metropolitana. A reunião contou com a participação do prefeito Roberto Adamoski, vereadores e empresários das pedreiras de Borda do Campo, naquele município. Se o projeto for efetivado, a primeira aplicação dos paralelepípedos será na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, e, depois, no Guarituba, em Piraquara. “Queremos desenvolver nas obras da Cohapar a idéia de uma cidade feita à mão, que valorize o trabalho de nossa gente e gere empregos”, disse Greca.
Quatro Barras tem o maior número de pedreiras de toda Região Metropolitana de Curitiba e sua proximidade com Colombo facilitará o transporte do material. “Na Vila Zumbi, vamos utilizar perto de 35 mil metros quadrados de paralelepípedo e, no Guarituba, será quase dez vezes essa quantia”, comentou.
“Queremos construir casas ambientalmente corretas e com materiais de maior durabilidade. Para isso já estamos estudando a implantação de equipamentos capazes de fazer aproveitamento da água da chuva, a instalação de aquecedores solares e, agora, a pavimentação com pedras, que permitem boa drenagem. Esses equipamentos são grandes aliados para o resgate da cidadania, com moradias de qualidade aos que mais necessitam”, explicou o presidente da Cohapar.
“A Cohapar realiza um trabalho maravilhoso na Vila Zumbi e já começa outro no Guarituba. A idéia de comprar pedras para pavimentação em nosso município é muito bem-vinda, porque gera empregos e renda para nossa população e estimula nosso comércio”, comentou o prefeito Adamoski, informando que podem ser criadas mais 300 vagas de trabalho com a iniciativa.
Ao final do encontro, o presidente da Cohapar, assistiu a um documentário de curta-metragem, sobre o Caminho do Itupava, ponto turístico que liga o município de Quatro Barras ao litoral paranaense, passando pela Floresta Atlântica. O filme mostra a importância cultural, histórica e a riqueza da biodiversidade ao longo do percurso de quase 5 horas de caminhada em trilhas, pontes e rios.
Cohapar estuda uso de paralelepípedos na urbanização de bairros da RMC
Caso o projeto seja efetivado, Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, e Guarituba, em Piraquara, serão os primeiros bairros a receber a pavimentação
Publicação
10/04/2007 - 17:30
10/04/2007 - 17:30
Editoria