Cohapar estuda parceria para levar formação profissional a famílias

Integração com órgãos do Sistema S (Senai, Sesi, Sebrae, Sesc, Senac) leva oportunidade de trabalho
Publicação
22/09/2010 - 12:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) propôs parceria com os órgãos do Sistema S (Senai, Sesi, Sebrae, Sesc, Senac) para atender as famílias beneficiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Campo Magro, Colombo, Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Em reunião na terça-feira (21), também participaram representantes da Secretaria de Estado do Trabalho e Promoção Social, Sescoop e Ipardes.
Os projetos do PAC são exemplos de gestão social e humanitária que estão beneficiando 2.446 famílias com novas casas e 9.406 estão tendo suas terras regularizadas. Todas as casas vão ter rede de água, esgoto, energia, galerias de drenagem, e as ruas, pavimentação e paisagismo. Os lotes que passam pelo processo de regularização também são beneficiados com melhorias na moradia ou até mesmo com a construção de uma casa nova quando a situação é precária.
PERSPECTIVA – A parceria com o Sistema S, segundo o diretor de Obras, Celso Fernandes, é para que as famílias não sejam beneficiadas apenas com a casa, mas com novas oportunidades. “Precisamos ajudá-los a ter novas perspectivas de vida e isso só é possível com cursos profissionalizantes para que as pessoas tenham vontade de crescer”.
Os projetos do PAC preveem recursos destinados ao trabalho social e a Companhia pretende utilizar parte desta verba para os cursos de qualificação profissional. Os cursos serão escolhidos de acordo com a demanda de mercado local.
O objetivo desta parceria é levar até as cidades atendidas pela Cohapar os cursos do Sistema S para qualificar e também possibilitar melhor colocação no mercado de trabalho. “A nossa intenção é que estes cursos atinjam não somente as famílias que atendemos, mas também as das proximidades”, explicou Celso.
INTEGRAÇÃO – Para Ademir Vicente da Silva, gerente regional do Sesi/Senai, é importante esta iniciativa da Cohapar para que as instituições do Sistema S possam trabalhar nestas comunidades. “A Companhia neste momento é fundamental para que estas comunidades carentes possam se desenvolver e com isso transformar como um todo o ambiente onde vivem”, destacou.
José Carlos Trizotti, assessor da Secretaria de Estado do Trabalho e Promoção Social, disse que a parceria integra instituições voltadas para formação e para a qualificação profissional. “Isso possibilita a otimização dos recursos evitando desperdício, diminuindo os custos das ações e possibilitando que mais pessoas possam ser atendidas”.
Márcia Giubertoni Borro, representante da regional Centro- Sul do Sebrae, afirmou que as pessoas que participam dos cursos de qualificação adquirem nova visão. “Elas tomam decisão com base em informações e não no que acham que vai dar certo”.
SISTEMA S – Este é o nome pelo qual ficou convencionado de se chamar ao conjunto de onze contribuições de interesse de categorias profissionais, estabelecidas pela Constituição Brasileira. No artigo 149, estão previstos três tipos de contribuições instituídas exclusivamente pela União que são: as sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas. É neste último item que se baseia a existência do Sistema S.

GALERIA DE IMAGENS