A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) promove, desde maio de 2007, ações de incentivo aos mutuários que pagam em dia as prestações da casa própria. A proposta é negociar pendências financeiras com as famílias e detectar mutuários inadimplentes, que têm condições já atestadas, mas não cumprem com as regras estipuladas nos contratos.
O presidente da Cohapar, Rafael Greca, destaca que o objetivo é multiplicar os programas de habitação, estimulando que os mutuários se mantenham sempre como bons pagadores. “Recebendo em dia e recuperando créditos não pagos, conseguiremos ampliar ainda mais a implantação de programas habitacionais em todo o Estado.”
As campanhas abrem a possibilidade de renegociação com os mutuários que estão em débito com a Companhia. “Entretanto, isso não é feito sem que uma avaliação criteriosa seja realizada. Existem casos de inadimplência em que há necessidade de processo de despejo por intermédio de ações judiciais, porém essa situação é uma medida extrema”, explica Greca.
As notificações por inadimplência não ocorrem quando o motivo é de natureza social. Se detectado o problema social na família devedora, uma equipe da Cohapar realiza ações junto a órgãos dos municípios e prefeituras para colaborar com o desenvolvimento familiar.
ESFORÇO – O sucesso da ação pode ser comprovado no aumento da arrecadação desde o início das campanhas, nos 13 escritórios regionais da Cohapar. “Esse é o reflexo de uma política institucional de estímulo à arrecadação e do inegável esforço de cada um dos nossos funcionários”, afirma o presidente da Companhia.
Apesar de terem a orientação para procurar todas as formas de renegociação, os gerentes regionais dos escritórios informam que existem mutuários com ações na Justiça, para a retomada do imóvel, por falta de pagamento. O gerente regional do escritório da Cohapar em Maringá, Douglas Carneiro - que atua junto a 33 municípios e conta com carteira de 11 mil mutuários não inadimplentes – relatou que deste total de famílias, apenas 60 estão com ações judiciais sendo executadas ou em andamento. Ele ainda conta que há meses o escritório de Maringá tem atingido a meta de arrecadação.
“Isso é histórico”, registrou. “Sabemos que este resultado se deve à autonomia que o presidente Rafael Greca nos proporcionou para que nós, gerentes regionais, levássemos as análises feitas pelos departamentos competentes para a sede. Nossa esfera não é jurídica e sim de atuação em campo, mas cada gerente conhece sua missão e sabe que este trabalho reflete diretamente no aumento da arrecadação da Companhia”, explicou o gerente regional de Maringá.
EXEMPLOS - Recentemente, uma mutuária dessa regional perdeu seu imóvel. A família morava na casa construída pela Cohapar e pagava prestações de R$ 28,00 mensais. Apesar de ter condições de pagar o valor, acumulou o débito de R$ 6 mil e se recusou a negociar com a Cohapar, antes de a ação tramitada e julgada. Porém, o juiz constatou a inadimplência e deu ganho de causa à Companhia. “Nesses casos, o imóvel é retomado por inadimplência, vai a leilão, e a Cohapar nada mais pode fazer pela família”. Atualmente a casa possui cerca de 100 metros quadrados, dois andares, onde também funciona uma oficina mecânica da família e está avaliada em perto de R$ 70 mil.
Já outro caso exemplar de mutuário bom pagador, foi o de uma família de Sarandi, da mesma regional. Diante dos atrasos nos pagamentos, a equipe social constatou que a única renda da casa vinha programa Bolsa da Família. Diante disso, os profissionais da Cohapar encaminharam os moradores para agências de empregos e um dos filhos do casal conseguiu colocação como servente de pedreiro e as prestações da casa própria voltaram a ser pagas.
CAMPANHA – Na última campanha foram sorteados um Fiat zero quilômetro, duas motocicletas 125 cilindradas e 780 eletrodomésticos e eletroeletrônicos. A nova etapa da campanha vai até fevereiro e tem certificado de autorização da Caixa Econômica Federal nº. 1-595/2009. O regulamento está disponível no site da Cohapar http://www.cohapar.pr.gov.br./www.cohapar.pr.gov.br.