Cohapar está entre as 100 maiores empresas do Paraná

A Copel, Sanepar e Agência de Fomento do Estado também estão entre as maiores
Publicação
20/10/2010 - 14:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) recebeu o certificado de destaque da Revista Amanhã por ocupar a 36ª posição entre as maiores empresas paranaenses e a 87ª entre todas as empresas do sul do País. A premiação foi recebida pelo presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Everaldo Moreno. “Grandes e Líderes” é o maior ranking regional de empresas feito no Brasil e é realizado em parceria com a PricewatherhouseCoopers.
Além da Cohapar, figuram entre as maiores do Paraná outras empresas estatais: Copel, Sanepar e Agência de Fomento do Estado. Para o presidente da Revista Amanhã, Jorge Polydoro, o fato de empresas públicas estarem na lista significa que a população tem muito a comemorar.
“O fato de estarem no ranking e terem seus números revelados é também um serviço à sociedade, pois mostra o que está sendo feito nas companhias que são regidas pelo Estado, se essas empresas apresentam resultados positivos, a população só tem a ganhar, pois os recursos públicos estão sendo bem aplicados e administrados aqui no Paraná”, destacou Polydoro.
Ainda segundo Polydoro, este ranking é elaborado através de um levantamento completo que mostra o que realmente aconteceu com a empresa. “Outros rankings aceitam declarações e informações que não são o balanço, mas nós publicamos a realidade. O resultado que a Cohapar apresentou reflete o seu balanço e isso deixa toda a sociedade satisfeita, pois, de certa forma, somos os acionistas das empresas públicas”.
Para Moreno, este prêmio demonstra a preocupação do governo do Paraná em transformar a Cohapar em um agente de investimento e ação social referência no Estado e no sul do País. “Esta Companhia vem trabalhando há muito tempo para atingir estes números e objetivos, o que nos dá alegria em saber que estaremos melhor posicionados nas próximas avaliações, em virtude dos investimentos e do trabalho realizado por toda a equipe”.
Jonathas Gabardo, sócio da PricewatherhouseCoopers, explicou que o Paraná tem a maior representatividade entre as 500 maiores empresas do Sul e que todos os paranaenses devem sentir-se orgulhosos de ver o crescimento do Estado e também por ver grandes empresas estatais na lista. “Com esta premiação comprovamos que as empresas estatais podem ser lucrativas e acredito que sempre figurarão entre as grandes da região sul”.
A Revista Amanhã criou um índice próprio de avaliação, que é chamado de Valor Ponderado de Grandeza. Neste critério de avaliação, 50% é atribuído ao patrimônio líquido, 40% à receita bruta e 10% ao resultado (lucro ou prejuízo). Ainda são considerados a receita líquida, endividamento geral, crescimento da receita, liquidez corrente, capital de giro, lucro líquido, rentabilidade sobre a receita e rentabilidade do patrimônio.

GALERIA DE IMAGENS