A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) concluiu nesta segunda-feira (22) 40 moradias do Casa da Família Rural. São 18 unidades em Ribeirão do Pinhal e outras 22 em Carlópolis, na região do Norte Pioneiro. “O objetivo do programa é destinar moradias dignas às famílias de pequenos agricultores que vivem precariamente em casas com más condições de conservação”, explica a presidente da Cohapar, Rosangela Curra.
No Casa da Família Rural, a Cohapar constrói casas de 52 metros quadrados em alvenaria, adaptadas às condições de vida no meio rural e diversificadas, com cinco opções de projetos arquitetônicos.
O programa é coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e as moradias são construídas pela Cohapar. O sistema de construção é o de autogestão, pelo qual as famílias dos agricultores administram a própria obra, com supervisão de técnicos da Cohapar.
Para ingressar no Casa da Família Rural, o agricultor deve ter renda bruta entre R$ 260 e R$ 1,5 mil. O programa atende prioritariamente agricultores com menores rendimentos.