O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca, entregou, na quarta-feira (25), chaves da casa própria para mutuários de Pinhão, na região Centro-Oeste do Paraná. No mesmo dia, em Guarapuava, Greca reuniu-se com os prefeitos de três Associações de Municípios paranaenses (Cantuquiriguaçu, Amocentro e Amcespar) para apresentar os projetos habitacionais já desenvolvidos.
Durante a entrega das 92 moradias do programa Casa da Família, no conjunto Pinhão I, Greca destacou o empenho do governador Roberto Requião para levar moradia aos mais pobres, revelando que a Cohapar contabiliza 12 mil unidades em obras. “Essas casas representam apenas o começo da entrega de milhares de outras. Esse é um governo para os mais pobres, e essas moradias são a prova disso”, afirmou Greca. O empreendimento de Pinhão teve investimento de praticamente R$ 1 milhão.
O prefeito José Vitorino Prestes enalteceu a parceria com o Governo do Estado pela conquista das moradias. “Graças ao apoio do governo, que muito tem investido e ajudado os pequenos municípios, temos a oportunidade de beneficiar tantas famílias hoje”, destacou.
Beneficiários - As moradias da Cohapar trazem conforto e dignidade às famílias paranaenses. A aposentada Eufrida Machado da Silva, 67 anos, foi uma das pessoas que receberam as chaves da nova casa. Ela é tutora de duas crianças (4 e 6 anos) que ficaram órfãs em dezembro de 2005, quando a mãe delas foi assassinada pelo ex-marido que, após o crime, cometeu suicídio. O assassinato ocorreu apenas dois dias depois que a mãe havia sido sorteada pela Cohapar. Os bisavós e as crianças vão morar na casa, sem custo algum, já que as prestações foram pagas pela seguradora. “Minha neta se foi, mas deixou um teto para os filhos”, comentou Eufrida.
Outro beneficiário do Casa da Família é Valmir Madureira, 33, trabalhador rural volante (bóia-fria), viúvo há três anos, que cria cinco filhos junto com a companheira. “Quero garantir um teto para os meus filhos. Se eu faltar, eles terão onde morar. Já passei muita dificuldade por não ter uma casa, por isso estou muito feliz pela oportunidade de oferecer isso aos meus filhos”, afirmou.
O lenhador Altemiro da Silva agradeceu ao governador e à Cohapar pela nova moradia e ressaltou que receber uma moradia mudou sua vida. “Fazia tempo que eu esperava pela casa. Mudou muito, mudou tudo com o apoio de vocês, do pessoal do governador Requião. Quantas vezes eu já tive que vender a última televisão para pagar aluguel”, concluiu.
Reunião com prefeitos – Ainda na quarta-feira, em Guarapuava, Rafael Greca apresentou os programas habitacionais do Governo do Paraná aos prefeitos de três associações de municípios (Cantuquiriguaçu, Amocentro e Amcespar). Para o presidente da Cohapar, o Brasil tem excelentes perspectivas com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e a reunião serviu para esclarecer dúvidas a respeito dos projetos que podem ser incluídos no plano. “Somos parceiros para construir casas populares, e fazer moradias é construir cidades”.
Para o prefeito de Guarapuava, Ribas Carli, a administração da Cohapar por Rafael Greca dá oportunidade a todos os prefeitos. O prefeito de Laranjeiras do Sul e presidente da Associação dos Municípios do Cantuquiriguaçu, Berto Silva, elogiou a iniciativa do presidente da Cohapar. “Foi uma reunião esclarecedora. É uma abertura fantástica que está sendo permitida aos prefeitos”, destacou. O prefeito de Rio Azul, Alexandre Burko, também saiu bastante satisfeito com as informações recebidas. “Esse encontro trouxe boas perspectivas e mostrou um presidente mais aberto ao diálogo e ousado nas atitudes”, concluiu.