A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) entrega em novembro mais 421 moradias do programa Casa da Família/PSH na região de Apucarana. As casas estão em fase final de obras em Faxinal (213 unidades), Cambira (91), Jandaia do Sul (50), Califórnia (38) e Borrazópolis (29). O Casa da Família/PSH é uma parceria entre a Cohapar, a Caixa Econômica Federal e as prefeituras.
As casas têm 40 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda, forro, construídas em alvenaria e cobertas em telhas cerâmicas. Há nove opções de projeto arquitetônico diferentes – cada morador escolhe o seu. Os recursos são do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), da Caixa. A prefeitura é responsável pela doação dos terrenos e realização de obras de infra-estrutura.
O Casa da Família/PSH é uma dos principais programas habitacionais da Cohapar, pois atende à população com renda de até três salários-mínimos mensais, em que se concentra a maior parte do déficit habitacional do Paraná – 85,4% do total, o equivalente a cerca de 260 mil moradias, de acordo com estudo realizado em 2000 pela Fundação João Pinheiro.
“A Cohapar vem fazendo um grande esforço para minimizar o déficit habitacional no Paraná, buscando todos os recursos possíveis para financiar moradia para quem mais precisa”, explica o presidente da Cohapar, Luiz Romanelli. “Atualmente, o PSH é o único programa que atende à faixa de renda em que está a maior parte de nosso déficit habitacional. Se queremos encarar a construção de moradias como uma ação de interesse social, precisamos de mais alternativas de financiamento.”